paroquias.org
 

Notícias






Missionários da rua invadem Lisboa
2005-10-27 21:30:03

Durante o Congresso Internacional para a Nova Evangelização (ICNE) algumas centenas de voluntários missionários estarão em locais centrais da cidade de Lisboa para “através da arte proclamarem que Cristo está Vivo”.

A vertente lúdica do ICNE pretende “chamar a atenção” e “parar as pessoas” – disse à Agência ECCLESIA o Pe. Paulo Araújo, da Comunidade Emanuel e responsável por este sector do congresso. Através do ouvido e da emotividade, estes missionários de rua irão mostrar “cartazes, pinturas, jogos, estátuas humanas, música e teatro”. Técnicas para as “pessoas ficarem presas” – sublinhou. As pessoas “são muitos sensíveis à beleza” por isso “esperamos que nos venham perguntar quem são vocês e o que estão a fazer” – realçou este sacerdote.
A alegria reinará mas “seremos diferentes dos outros grupos” que estão nesses locais através da “linguagem, dos textos que são cantados e das mímicas”. Nestas actividades “não existe caixinha para colocar a moeda” – relata o Pe. Paulo Araújo. A Rua Augusta (Baixa Pombalina), Praça do Rossio, Largo de S. Domingos, Centro Comercial Colombo, Centro Comercial das Amoreiras, junto aos Jerónimos e na Gare do Oriente (acesso do Metro ao Centro Comercial Vasco da Gama) serão os sítios onde estes missionários da nova evangelização actuarão. Com uma camisola laranja “bem visível”, os «artistas» testemunharão a sua fé àqueles que correm na cidade. A indumentária diferente serve para “identificar os missionários” e “evitar os penetras que podem sabotar as coisas”. A escolha da cor laranja deve-se ao simbolismo com o fogo do Espírito Santo. “É este fogo que nós queremos anunciar” – afirma.
A diocese mobilizou-se para estas acções. Os elementos da Comunidade Emanuel e os grupos paroquiais das várias vigararias “mostraram-se disponíveis para anunciarem, através da arte, que Cristo está Vivo” – declarou o responsável que esteve presente nas sessões de Viena e Paris do Congresso Internacional da Nova Evangelização. Ao analisar os programas das outras cidades, o Pe. Paulo Araújo salienta que em Paris “não havia tanto esta vertente lúdica na rua”. A grande especificidade deste ICNE, a realizar em Lisboa de 5 a 13 de Novembro, “é estarmos em espaços públicos onde as pessoas se concentram e passam em grande quantidade” – concluiu.

Programa
Dias 7, 8,10 e 11

Largo dos Jerónimos – Belém
Missão de evangelização preparada pelo Movimento Focolares na área exterior frente ao Mosteiro dos Jerónimos. Serão abordados os passantes, na generalidade turistas que visitam o Mosteiro, que serão informados sobre as actividades do Congresso e convidados a um momento de reflexão e recolhimento, oração e a um encontro com o Senhor Procurar-se-á que o visitante ao ir ver o monumento descubra O Cristo Vivo!
Eléctricos E15
Autocarros 14, 27, 29, 43,49, 51, 73
Comboio CP- Estação de Belém

Centro Comercial das Amoreiras
Missão de evangelização preparada pelos jovens da Vigararia 3 de Lisboa no Centro Comercial das Amoreiras. Para que, no meio das compras, seja possível visitar a Capela e descobrir O Cristo Vivo… a missão terá dois pólos principais: O centro comercial e a capela nele existente. Assim, na entrada do centro comercial, por entre as lojas e no seu passeio exterior haverá animação com canto, magia, pintura e teatro motivando o encontro e o convite. Na capela será proporcionado um tempo de recolhimento, oração e encontro com o Senhor e às 18 horas na Eucaristia.
Autocarros 11, 23, 48, 53, 58, 74, 83

Centro Comercial Colombo
Missão de evangelização preparada pelos jovens da Vigararia 4 de Lisboa no Centro Comercial Colombo. Tornar possível o recolhimento e a reflexão no meio do maior centro comercial de Lisboa. A missão centrar-se-á na praça Novo Mundo, perto da Capela e junto à entrada servida pelo Metro. Haverá animação com música e canto, será feito o convite para uma visita à Capela e aí descobrir um tempo de recolhimento, oração e encontro com o Senhor. Uma ida ao cinema, uma compra ou um lanche poderão ser o ponto de partida para a descoberta de Cristo Vivo!
Metro - Linha Azul – Colégio Militar / Luz
Autocarros 3, 64, 65, 67, 109, 115

Gare do Oriente
Missão de evangelização preparada pelos jovens da Vigararia 4, em conjunto com a Escola de Missão de Roma, na Gare do Oriente. Este moderno complexo urbano, construído para a Expo 98, integra uma estação ferroviária, terminal de autocarros, estação de Metro e acesso ao Centro Comercial Vasco da Gama. Neste ponto de passagem estará montada uma tenda com exposição do Santíssimo Sacramento, um espaço de recolhimento, oração e encontro com O Cristo Vivo. Em redor, nos locais de maior circulação, haverá animação com música, canto e teatro, pontos de encontro e convite para uma visita ao Senhor.
Metro – Linha Vermelha – Oriente
Autocarros 5, 10, 19, 21, 25, 28, 44, 50, 68

Rua Augusta
Missão de evangelização preparada por jovens de algumas paróquias da Cidade, em conjunto com a Escola de Missão de Viena, na Rua Augusta – rua de comércio sem circulação automóvel. O Cristo Vivo no centro da cidade. Animação de rua com música, canto e mimos favorecendo o convívio, o encontro e o convite para uma visita à Igreja de S. Nicolau, junto à Rua da Prata. Nesta Igreja será proporcionado um tempo de recolhimento, oração e encontro com o Senhor exposto no Santíssimo Sacramento.
Metro – Linha Verde – Rossio
Metro – Linha Azul – Baixa-Chiado
Eléctricos E15, E18, E25, E28
Autocarros 2, 9, 11, 13, 14, 32, 36, 39, 40, 44, 45, 46, 59, 60, 81, 82, 90, 91, 105, 205, 207, 208

Rossio - Praça D. Pedro IV
Missão de evangelização preparada por jovens de algumas paroquias da Cidade, em conjunto com a Escola de Missão de Altötting, na Praça D. Pedro IV - Rossio. O Cristo Vivo no coração da cidade, ponto de encontro dos lisboetas e das comunidades africanas. Animação de rua com música, canto e mimos favorecendo o convívio, o encontro e o convite para uma visita à Igreja de S. Domingos. A partir de 5ª feira estará montado no centro da praça um grande palco para espectáculos. Na Igreja de S. Domingos haverá um tempo de recolhimento, oração e encontro com o Senhor exposto no Santíssimo Sacramento.
Metro – Linha Verde – Rossio
Eléctrico E15
Autocarros 2, 9, 11, 14, 32, 36, 39, 40, 44, 45, 46, 59, 60, 90, 91, 100, 205, 207

Largo de S. Domingos
Missão de evangelização preparada por jovens de algumas paroquias da Cidade, em conjunto com a Escola de Missão de Paray, no Largo de S. Domingos. O Cristo Vivo no centro da cidade, ponto de encontro dos lisboetas e das comunidades africanas, centro histórico e típico. Animação de rua com música, canto e mimos interpelando e convidando a entrar na Igreja de S. Domingos. Nesta Igreja será proporcionado um ambiente de recolhimento, oração e encontro com o Senhor exposto no Santíssimo Sacramento.
Eléctricos E15
Autocarros 2, 9, 11, 14, 32, 36, 39, 40, 44, 45, 46, 59, 60, 90, 91, 100, 205, 207.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia