Evangelização é o anúncio da Vida
2005-10-26 21:58:49

Homilia do Cardeal-Patriarca na Solenidade da Dedicação da Catedral de Lisboa
.
“O zelo pela Tua casa devorar-me-á” (Jo. 2,17)

A solenidade litúrgica da Dedicação da nossa Catedral reveste-se, este ano, de um significado particular. Nas vésperas da abertura, em Lisboa, do Congresso Internacional para a Nova Evangelização, esta celebração constitui, no seu significado profundo, o seu início, porque é o momento do envio em missão de todos quantos o vão realizar. Por isso vos convoquei hoje, porque vos quero enviar a anunciar à nossa cidade a alegria de acreditar em Jesus Cristo, Vivo para sempre e fonte da plenitude da vida que com Ele partilhamos. Oh! Se fossemos capazes de anunciar que Jesus Cristo é fonte de vida, da vida que todos receberam, que todos sofrem e fruem, o maior dom que cada ser humano possui, fonte da sua dignidade e da sua esperança! Descobrir a vida, defender a vida, aprofundar a vida, lutando pela sua qualidade e plenitude, é dever inalienável de cada cristão, é atitude de louvor de Deus, porque Ele, fonte da vida, deseja que nós vivamos, que todos os seres humanos gerados sejam ajudados pelos outros a viver e a crescer até à plenitude da vida.

O tema central do Congresso sublinha que a evangelização é o anúncio da Vida, porque o é de Jesus Cristo, o Vivo. E num contexto histórico-social em que poucos homens e mulheres experimentam a beleza da vida em profundidade, uns porque nem sequer os deixam nascer, outros que lutam contra as dificuldades da pobreza, da solidão e da opressão, e tantos que se contentam com dimensões imediatistas da vida, perdendo de vista o seu horizonte de profundidade, expresso na fé, na cultura, no amor fraterno, é urgente anunciar a todos que a vida é possível, é um dever e uma promessa de felicidade, porque Jesus Cristo nos ama e nos comunica a Sua vida plena. “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo. 10,10).

A Catedral, enquanto Igreja-Mãe da Diocese, é o símbolo visível do “templo vivo” onde Deus vive e distribui a vida, a certeza de que a Vida plena é para ser vivida pelos homens, de que todos são para aí convidados para a festa da vida. O evangelista São João lembra-nos que Cristo é esse templo, o verdadeiro santuário da vida a todos oferecida e ao alcance de todos. E o Apóstolo São Pedro, na sua carta, afirma que a Igreja é esse santuário da vida, porque é constituída por aqueles e aquelas, que unindo-se a Cristo ressuscitado, descobrem n’Ele o verdadeiro horizonte da vida, são “templo espiritual”, santuário da Vida, porque construído de “pedras vivas”, solidamente assentes no alicerce que é Cristo Vivo. É já desse “templo espiritual” que fala o profeta, manifestando o desejo de Deus de que o Seu Templo seja “casa de oração para todos os povos”.

Esta é a nossa dignidade e responsabilidade como Igreja Diocesana, que sentimos com tremor e alegria ao reunirmo-nos na nossa Igreja-Mãe: sermos santuário da Vida, acolhedora e aberta a quantos procuram viver. Este Congresso ajudar-nos-á, a todos, a descobrir o que significa sermos, no meio da cidade, o “santuário da vida”.

Significa, antes de mais, saber identificar a beleza da vida e as fontes da vida. Elas estão gravadas no íntimo do coração humano e encontram no coração de Cristo a sua revelação e realização. A nossa união a Ele, pela fé e pelo baptismo é um dinamismo de vida. Tudo n’Ele nos faz viver: a Sua Palavra, o Seu amor, a Sua fidelidade ao Pai, a oferta da Sua vida, que com Ele partilhamos na Eucaristia. As fontes da vida são, para nós cristãos, os sacramentos que nos unem a Jesus Cristo e nos possibilitam viver a nossa vida com Ele e como Ele vive, de modo particular o Baptismo e a Eucaristia. É sobretudo por isso que a Igreja é o “santuário da Vida”.

Significa, depois, defender a vida e ajudar os outros a viver. Ninguém espere dos cristãos que não sejam defensores da vida, pois ela é um dom sagrado; esperem deles, isso sim, que sejam promotores da vida, que encontrem a sua própria vida, ajudando os outros a viver, porque quem dá a vida ao serviço dos seus irmãos, está muito perto da plenitude da vida.

Significa, finalmente, anunciar a vida. Proclamar e defender a sua dignidade, ajudar cada homem e mulher a amar a sua vida e a lutar por ela, sentindo na Igreja, ora um refúgio, ora uma fonte de alento e de coragem para a luta. Anunciar a vida é proclamar Jesus Cristo, fonte da vida verdadeira, testemunhar com simplicidade que n’Ele encontrámos a alegria de viver e que já neste mundo com Ele vivemos, sofremos e morremos.

O Evangelista recorda-nos o zelo que Jesus sentia por este templo do Deus Vivo. “O zelo da Tua casa devorar-me-á”. O Papa João Paulo II ao falar da Nova Evangelização, disse que era nova porque movida por um “novo ardor”. Este ardor é o zelo de que fala o Evangelho, revela-nos a urgência da evangelização enquanto proclamação do Evangelho da vida.

As “Cruzes da Missão”, depois de terem percorrido grande parte das Paróquias da Diocese, suscitando esta urgência evangelizadora, regressam hoje a esta Catedral, donde partiram. Elas vêm carregadas da vossa oração e do vosso entusiasmo, que encontram sempre no mistério da Cruz a força do seu sentido e eficácia. Ao regressarem à Catedral, permitem-me enviar-vos a preencher com o vosso entusiasmo pela missão os sulcos de fé e de generosidade que elas suscitaram.

Sé Patriarcal, 25 de Outubro de 2005
† JOSÉ, Cardeal-Patriarca