D. José Policarpo lança ICNE
2005-10-25 22:19:45

D. José Policarpo lança o Congresso Internacional para a Nova Evangelização (ICNE) reunindo hoje na Sé Patriarcal de Lisboa os “intervenientes no Congresso e Missão na Cidade: sacerdotes, congressistas, promotores e dinamizadores de todas as acções de missão, delegados paroquiais e quantos estão disponíveis para serem enviados em missão”.

A celebração tem lugar pelas 21h30, por ocasião da Festa da Dedicação da Sé.
Para marcar o início do ICNE, serão recolhidas simbolicamente à Catedral as “Cruzes da Missão” que percorreram a Diocese.
“Toda a Diocese vai estar em Congresso e em missão. Nenhuma Paróquia, nenhum Movimento ou Associação de fiéis, nenhum cristão que deseje participar na missão da Igreja deve ficar de fora”, escreveu D. José Policarpo numa mensagem às comunidades cristãs, no início do Ano Pastoral.
O Patriarca de Lisboa considera que “terminou o tempo da preparação” para o ICNE e que é chegada a hora da mobilização de todos os católicos, através de múltiplos modos e graus de participação”: como congressistas; participando o mais possível em todas as acções que são abertas e não reservadas aos congressistas; organizando em cada Paróquia uma actividade missionária, nem que seja apenas a adoração da Santa Eucaristia; rezando muito pelo Congresso.
“Gostaria que todas as Paróquias estivessem representadas. Faço um apelo particular aos jovens”, escreve.

Imagem de Fátima
A Imagem da Nossa Senhora de Fátima da Capelinha das Aparições visitará a Lisboa pela terceira vez em 80 anos. Depois de se ter deslocado a Lisboa para a inauguração do Monumento a Cristo Rei, em 1958, a imagem será trazida a Lisboa no sábado, dia 12 de Novembro de 2005, durante o Congresso Internacional para a Nova Evangelização (ICNE).
Na quarta-feira, dia 9, Fátima será o destino dos congressistas que participam no ICNE. Partindo de Lisboa às 7:30 horas, os congressistas assistem aos testemunhos e à conferência da manhã no Centro Paulo VI, em Fátima. A Conferência estará a cargo de Graziella de Luca, colaboradora de Chiara Lubic, fundadora do Movimento Focolares e terá como tema “A sede de espiritualidade”.
Antes do almoço, o Cardeal Patriarca presidirá à celebração da Eucaristia na Capelinha das Aparições, às 12 horas. A oração do Rosário será proferida às 15:30 horas e prevê-se que os congressistas voltem a Lisboa às 17:30 horas.
No sábado, dia 12, o ICNE promova a “Festa da Luz” que terá início na Igreja de Fátima, às 17 horas, e terminará na Praça dos Restauradores, às 20 horas.
Sob a presidência do Cardeal-Patriarca, D. José da Cruz Policarpo, a procissão, que contará com a presença da Imagem de Nossa Senhora de Fátima da Capelinha das Aparições, contará a participação de milhares de fiéis da diocese de Lisboa.
Durante a procissão serão trazidos os estandartes de cada uma das paróquias e ainda as intenções dos fiéis dentro de vários baús para apresentar aos pés da Imagem de Maria. A procissão reunirá milhares de velas acesas ao longo do percurso que passará pela Avenida de Berna, Avenida da Republica, Saldanha, Fontes Pereira de Melo, Marquês de Pombal, Avenida da Liberdade, Restauradores.

Sem medo de Deus
O Cardeal-Patriarca, D. José Policarpo, tem a esperança que “ninguém estranhe se se falar de Deus e de Jesus Cristo” durante o ICNE.
“Não tenham medo de Deus” foi o apelo que deixou no programa “Outras Conversas”, na SICnotícias.
Falando de uma Igreja que se “recusa a ficar fechada no seu reduto”, o Patriarca de Lisboa pediu aos católicos uma atitude de “humildade e ousadia” para propor à cidade “aquilo em que acreditamos”.
Do programa do encontro, D. José Policarpo destacou o ciclo de cinema “Cristo e o Cristianismo”, organizado em parceria com o ICNE pela Cinemateca Portuguesa, com filmes inspirados na pessoa de Jesus Cristo e a sua projecção na história secular do Cristianismo.
A Exposição Bibliográfica “Cristo e a Nova Evangelização” na UCP e a Exposição de Artes Plásticas “Cristo, Palavra e Imagem”, na Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA), foram outros exemplos apresentados de “diálogo com a Cidade”.