Um Domingo para a história
2005-10-25 22:08:16

O Domingo 23 de Outubro foi de festa no Vaticano, com Bento XVI a canonizar os primeiros santos do seu pontificado na cerimónia eucarística que marcou o final dos trabalhos do Sínodo dos Bispos e o encerramento do Ano da Eucaristia convocado por João Paulo II.

Na homilia da celebração, o Papa sublinhou a importância do “dom precioso” do celibato sacerdotal e pediu coerência, na vida dos católicos, entre a fé que professam e os seus comportamentos.
Durante três semanas o Sínodo debateu a escassez de sacerdotes e examinou também a perspectiva de ordenar homens casados, mas para o Papa esta não parece ser uma solução. “Sobre o mistério eucarístico se funda o celibato que os presbíteros receberam como dom precioso e sinal do amor indiviso para com Deus e o próximo”, disse, pedindo “a todos os membros da Igreja, em primeiro lugar aos sacerdotes, que reavivem o seu compromisso de fidelidade”.
A homilia frisou a necessidade de coerência entre fé e vida, em particular para os leigos empenhados na política, quando se embatem em leis contrárias à ética cristã. “Também para os leigos a espiritualidade eucarística deve ser o motor interior de toda a actividade e nenhuma dicotomia é admissível entre a fé e a vida na sua missão de animação cristã do mundo”.
Mais de 60 mil peregrinos viram Bento XVI apresentar os novos santos como “modelos para todos os crentes”. Os novos santos da Igreja Católica são o chileno Alberto Hurtado Cruchaga (1901-1952), os italianos Felice da Nicosia (1715-1787) e Gaetano Catanoso (1879-1963) e ainda os polacos Jozef Bilczewski (1860- 1923) e Zygmunt Gorazdowski (1845-1920).
O Papa falou, durante a homilia, na celebração do Dia Mundial das Missões, apresentando como exemplo os missionários que “testemunham o Evangelho, mesmo com o sacrifício da sua vida”.
Posteriormente, na recitação do Angelus, o Papa exortou os cristãos a “gastarem a sua vida pelo bem do mundo”. “Sustentados pela união constante com o Senhor, realmente presente no sacramento da Eucaristia, poderemos viver a vocação a que cada cristão é chamado, isto é, ser pão partido pela vida do mundo”, apontou.
“É particularmente significativo o nexo que existe entre a missão da Igreja e a Eucaristia. Com efeito, a acção missionária e evangelizadora é a difusão apostólica do amor que se encontra concentrado no Santíssimo Sacramento. Quem acolhe Cristo na realidade do seu corpo e sangue não pode guardar este dom, antes é levado a partilhá-lo no testemunho corajoso do Evangelho, no serviço aos irmãos em dificuldade, no perdão das ofensas”, acrescentou.
Bento XVI acenou ainda aos trabalhos do Sínodo dos Bispos, referindo que “as suas reflexões, testemunhos, experiências e propostas foram recolhidas para ser elaborada uma exortação apostólica pós-sinodal que, tendo em conta as diversas realidades do mundo, ajuda a desenvolver o rosto da comunidade católica que tende a viver unida na pluralidade das culturas".