Papa canonizou ontem primeiros cinco santos
2005-10-25 09:55:23

O Papa Bento XVI canonizou ontem no Vaticano os primeiros cinco santos do seu pontificado, durante a missa de encerramento do Sínodo, uma assembleia que reuniu mais de 250 bispos de todo o mundo.

Entre os novos santos da Igreja Católica está Alberto Hurtado Cruchaga (1901-1952), um jesuíta chileno conhecido pelo seu trabalho com os pobres e com os mais novos. A lista inclui os polacos Jozef Bilczewski (1860-1923), arcebispo de Lvov, na Ucrânia, admirado durante a primeira Guerra Mundial por católicos, ortodoxos e judeus, e Zygmunt Gorazdowski (1845-1920), fundador da congregação das Irmãs de São José, dedicada a prestar apoio aos doentes e aos mais defavorecidos. Foram ainda canonizados os italianos Felice da Nicosia (1715-1787) e Gaetano Catanoso (1879-1963).
Durante a missa, o Papa percorreu alguns dos principais assuntos do Sínodo, apelidando o celibato de um "presente precioso" e lembrando aos católicos que não pode haver uma "dicotomia" entre a fé e o dia-a-dia. Isto porque na assembleia eclesiática, que decorreu nas últimas três semanas no Vaticano, esteve em discussão a hipótese de negar a comunhão aos políticos católicos que apoiarem leis que contrariem os princípios da Igreja.
A polémica estalou na última eleição presidencial nos Estados Unidos, quando o candidato católico John Kerry defendeu o aborto. Na altura, o arcebispo Raymond Burke afirmou que negaria a comunhão ao candidato democrata, mas nem todos os colegas concordaram com esta posição.

Fonte Público