Sínodo dos Bispos pede um compêndio sobre a missa
2005-10-25 09:54:32

O Sínodo dos Bispos, que terminou no domingo em Roma, pediu ao Papa Bento XVI que providencie um compêndio que recolha e sintetize a doutrina, prática e devoções sobre a missa. Numa decisão que contraria a prática habitual, antes defendida pelo próprio Joseph Ratzinger, o Papa autorizou a divulgação das 50 propostas finais.

Nelas se insiste em vários aspectos formais da celebração da eucaristia e se avançam propostas para que esta tenha consequências sociais.
No documento, os bispos optam por reafirmar "a importância do dom inestimável do celibato". Para resolver o problema da escassez do clero, propõe-se que se aumente a partilha e a redistribuição geográfica, mas não se aceita a solução de ordenar viri probati - ou seja, homens com provas dadas de fé e virtude - um caminho que, já por algumas vezes, alguns propuseram.
Outro problema que tem sido objecto de muitos debates, o dos divorciados recasados, merece o parágrafo mais extenso do documento. Os católicos naquela situação estão impedidos de comungar, mas os bispos dizem que eles fazem parte da Igreja e encoraja-os a viver "numa amizade leal".
Nas sugestões, que servirão agora para o Papa escrever um documento sobre o tema, propõe-se ainda que os padres façam homilias "temáticas" para ensinar aos fiéis os "grandes temas da fé cristã". A preocupação com o ensinamento dos crentes é repetida por diversas vezes, quer em relação a conteúdos doutrinais, quer sobre a forma.
Os bispos lamentam alguns "abusos" que se verificaram nas últimas décadas na celebração da missa, encorajam a adoração eucarística (a oração perante a hóstia consagrada), falam várias vezes da "dignidade" da eucaristia, dizem que é preciso "estudar melhor" a forma de celebrar a missa quando há muitos padres. Propõem ainda a alteração do momento da saudação de paz, rejeitam a possibilidade da comunhão entre católicos e protestantes e alertam para políticos e legisladores católicos para não agirem "contra" os ensinamentos da Igreja.
No documento, sugere-se ainda a relação da missa com o empenhamento social dos católicos: doentes, emigrantes, ecologia, sida, droga e alcoolismo devem merecer a atenção dos crentes, sugerem os bispos.

António Marujo

Fonte Público