paroquias.org
 

Notícias






Primeira encíclica do Papa está pronta
2005-10-25 09:53:54

O Papa Bento XVI terá já terminada a redacção da sua primeira encíclica, que deverá agora ser publicada antes do fim do ano, noticiou ontem a Reuters, citando fonte do Vaticano não identificada.
Uma encíclica é o mais importante tipo de documento papal e a primeira de Bento XVI deverá tratar o tema da relação pessoal com Deus, também de acordo com a mesma fonte.


O texto, diz ainda a Reuters, tem 50 páginas e poderá ser publicado no dia 8 de Dezembro, festa litúrgica católica da Imaculada Conceição, e que este ano marca os 40 anos do fim do Concílio Vaticano II. A data pode ser aproveitada pelo novo Papa também para se referir a este acontecimento que, entre 1962 e 1965, propôs a reforma da Igreja. O texto da nova encíclica foi escrito em alemão e estará agora nas mãos de tradutores.
Na semana passada, o Papa Bento XVI afirmou que espera escrever menos documentos que o seu antecessor, João Paulo II (que publicou 14 encíclicas e dezenas de outros importantes textos). Mas em Agosto, na Alemanha, o porta-voz do Vaticano disse que Bento XVI exercerá um pontificado da palavra e menos do gesto, como foi o do seu antecessor.

A.M.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia