Formação e celebração da fé não podem estar separadas na Igreja
2005-10-20 21:38:15

A formação e a celebração da fé não podem viver uma sem a outra dentro da Igreja. Foi partindo desta premissa que se escolheu o tema “Liturgia e Catequese” para as Jornadas Nacionais de Catequistas, que irão decorrer em Fátima, no Centro Pastoral Paulo VI, de 21 a 23 de Outubro.

Na Igreja primitiva seria impensável dissociar o catecumenado da celebração litúrgica, mas o passar dos tempos fez com que seja cada vez mais vulgar encontrar quem procure a catequese sem participar nas celebrações ou quem celebre sem procurar a catequese. O director do Departamento de Pastoral Catequética do Secretariado Nacional da Educação Cristã, Pe. José Cardoso, refere à Agência ECCLESIA que este facto preocupa a Comissão Episcopal responsável por esta área da pastoral.
“Esta é uma das questões maiores da Catequese: com a queda em desuso do catecumenado vimos que Liturgia e Catequese avançaram por caminhos independentes, chegando-se ao extremo de haver gente que faz uma coisa sem fazer a outra. O objectivo é voltar a harmonizar estas duas dimensões”, aponta.
As Jornadas de Fátima atraíram mais de 750 catequistas, um número que excedeu as melhores expectativas, pelo que foi necessário preparar um 11º atelier, sobre o “Perfil do catequista”. Muitas outras pessoas interessadas em participar não puderam ser inscritas, devido a questões logísticas.
Para o Pe. José Cardoso, o interesse manifestado justifica-se com a “vontade de fazer mais” e pela “necessidade de encontro e de partilha” com pessoas de outros pontos do país. Por isso mesmo, as Jornadas são marcadas pela “alegria e motivação” dos participantes.
O programa da iniciativa lança um olhar especial à dimensão celebrativa da Catequese, tanto no percurso dos vários grupos, como no conjunto de toda a comunidade cristã. A parte final do encontro centra-se no documento da Conferência Episcopal Portuguesa “Para que acreditem e tenham a vida”, com Orientações para a catequese actual.
A Comissão Episcopal da Educação Cristã encontra-se a preparar uma nova edição dessas Orientações, comentada e com questões para todos os catequistas do país, que se estima serem mais de 50 mil.

Sexta, 21 Outubro
16 h00 - Acolhimento
21h00 - Apresentação das Jornadas (Anfiteatro)
21h30 – “A Liturgia como encontro com Deus” - (P. António Assunção – modera Fátima Rodrigues)

Sábado, 22 de Outubro
9h15 - Início dos Trabalhos (Bom Pastor) - Laudes
10h00 – “Catequese e Liturgia” - (P. Juan Inacio – modera Fátima Fontes)
11h15 - Intervalo
11h45 – “Catequese e Liturgia” (cont.)
12h30 - Intervalo para almoço
14h30 – “As festas em Catequese” - (D. Anacleto Oliveira – modera P. Augusto Cabral)

15h30 - Ateliers:
1. “O canto em Catequese” - P. António Jorge
2. “Símbolos e celebração” - P. Rui Alberto, SDB
3. “Música e Liturgia” - P. Tarcísio Morais, SDB
4. “Pedagogia-Missas com crianças” - Angelo Cardita
5. “A oração em Catequese” – Ir. Alda Rego
6. “A Festa do Acolhimento” – Ir. Mª José Sousa
7. “A Festa da 1ª Comunhão” - P. Manuel Queirós
8. “A Festa da Profissão de Fé” - P. Luis Rodrigues
9. “A Festa da Vida” - Conceição Santos