Mundo actual exige Igreja missionária
2001-05-25 22:31:43

O sexto Consistório extraordinário, que ontem terminou no Vaticano, reuniu mais de 150 cardeais, num encontro que permitiu reflectir sobre os desafios colocados à Igreja e dedicou largo espaço à situação no Médio Oriente e em África.

Um veemente apelo "aos governos de todo o Mundo para que ajudem israelitas e palestinianos a conseguir a paz" e "a solidariedade de toda a Igreja" com uma África devastada por conflitos, pela pobreza e por doenças, foi a mensagem deixada pelos cardeais, durante a missa que encerrou o Consistório, celebrada com o Papa na basílica de S. Pedro. Uma mensagem que incluiu o compromisso de caminhar no sentido da reunificação dos cristãos e do diálogo inter-religioso.
Defendendo uma actuação mais missionária, João Paulo II evocaria "os enormes desafios que a Igreja enfrenta hoje". E atribui os problemas mais graves à "mudança geral do horizonte cultural, dominado pelo primado das ciências experimentais".

O futuro em causa
Insistindo nas questões morais, o Papa afirmou que, "nunca como hoje, sobretudo no plano dos grandes temas da bioética, bem como no dos problemas da justiça social, da instituição familiar, da vida conjugal, a humanidade foi interpelada por problemas tão gigantescos, que colocam em causa o seu próprio futuro".
João Paulo II exprimiu ainda reservas quanto ao fenómeno da globalização, a despeito do facto de "oferecer a vantagem de aproximar os povos e as culturas", e realçou o papel missionário da Igreja, insistindo na necessidade da unidade dos cristãos.
"A natureza missionária da Igreja apoia-se no trabalho colegial, impulsionado pelo Papa, que promove a comunhão na Igreja e garante a unidade em Cristo de todos os fiéis", disse.

Passos importantes
Neste contexto, lembrou a sua recente viagem à Grécia (durante a qual pediu perdão pelos males causados durante séculos pelos católicos aos ortodoxos), para afirmar que nos últimos tempos foram dados passos importantes no sentido da plena unidade dos cristãos.

João Paulo II agradeceu ainda as sugestões deixadas neste Consistório, resumidas num relatório que incide sobre a questão crucial das relações entre o governo central da Igreja Católica e as Igrejas locais, ou seja entre a cúria romana e os bispos.

Fonte JN