Responsáveis Europeus preparam Encontro sobre a Catequese no Velho Continente
2005-10-19 23:03:24

Responsáveis de vários secretariados nacionais da catequese europeus estiveram reunidos em Paris, de 15 a 18 de Outubro, para preparar o X Encontro dos Bispos e Directores nacionais para a Catequese na Europa.

O director do Departamento de Pastoral Catequética do Secretariado Nacional da Educação Cristã, Pe. José Cardoso, refere à Agência ECCLESIA que a reunião serviu para definir o programa do Encontro, determinando quais serão as contribuições específicas de cada país.
O X Encontro dos Bispos e Directores nacionais para a Catequese na Europa, organizado pela Comissão das Conferências Episcopais Europeias (CCEE), em colaboração com a Santa Sé e a Conferência Episcopal Italiana, terá lugar de 8 a 11 de Maio, em Roma, sobre a temática "Catequese e o processo da iniciação cristã".
Este tema tem merecido uma particular atenção por parte da Igreja em Portugal, que sobre ele reflectiu na Semana da Educação Cristã em 2004, quando a iniciação cristã – “introdução gradual e progressiva no mistério de Cristo e da Igreja, acompanhada pela fé pessoal e adulta, esclarecida e convicta” - e a transmissão da Fé foram apresentadas como um objectivo de todos os crentes.
Sobre a situação da Catequese na Europa, o Pe. José Cardoso assinala a “grande diversidade” existente na realidade catequética em cada país”. Da parte portuguesa, a partilha centrou-se sobre o documento da Conferência Episcopal Portuguesa “Para que acreditem e tenham a vida”, com orientações para a catequese actual.
Nesse documento é referido que “a catequese encontra-se, há várias décadas, num processo de renovação de forma a responder às profundas mudanças do contexto cultural”.