«Estamos em Milão!»
2005-10-19 22:28:59

Em meados de Setembro os primeiros irmãos de Taizé chegaram a Milão. Com eles vieram as irmãs de Santo André e, Alcides da Bolívia, Annette, Benjamin e Claus da Alemanha, Alberto de Brescia, Itália, Franziska e Rahel da Suíça, Orsi da Hungria e Zdenek da República Checa. Estes jovens são responsáveis pelos contactos entre o centro de preparação e as várias paróquias na diocese de Milão, Lodi, e as outras igrejas que irão ajudar a acolher os que virão para o Encontro Europeu.

No fim de Setembro, decorreram encontros em diferentes zonas: Sesto San Giovanni, Monza, Rho, e na paróquia de S. Maria in Suffragio, para a cidade de Milão. Os participantes eram jovens e adultos interessados em preparar o Encontro. Cada encontro começou com uma oração com cânticos de Taizé, preparados por jovens que se encontram regularmente para orações similares.
Seguiu-se uma explicação geral sobre o encontro de Milão e a preparação; e depois sessões em pequenos grupo com um dos irmãos e um jovem voluntário.
Algumas das paróquias representadas já tinham fixado uma data para um encontro de informação. De outras, as pessoas regressaram às paróquias para partilhar a informação com os sacerdotes, outros jovens e com as famílias.
** O centro de preparação no n.º 10 da Via Calatafimi está aberto das 09h30 às 12h30 e das 14h30 às 19h00, de segunda-feira a sábado. Todos estão convidados para a oração às 13h00, que dura meia hora, na Basílica de Sant'Ambrogio.
** Da Polónia, dois irmãos que estão a viajar no país escrevem: «O encontro em Varsóvia correu muito bem. Todos foram acolhidos em famílias. Que diversidade entre os jovens que ajudam na preparação para Milão! Desde estudantes do liceu até pessoas com responsabilidades no Banco Nacional da Polónia! Ainda estamos perto do rio Vístula. Hoje chegámos a Grudziadz, uma cidade com 100 000 habitantes, muito bem situada: fomos muito bem acolhidos pelos dois jovens padres que estiveram em Taizé este Verão com um grande grupo da cidade. Eles partilharam muito das suas experiências durante a sua semana em Taizé! Imediatamente após o seu regresso, os jovens quiseram encontrar-se, e desde então quase todo o grupo continuou a encontrar-se regularmente para rezar e cantar. Amanhã, passaremos toda a manhã a visitar escolas e à noite haverá uma oração na belíssima igreja gótica no centro da cidade.»
** França: No fim de semana passado dois dos irmãos fizeram visitas na região de Paris. Em todas as oito dioceses, os jovens começaram a preparar-se para Milão: «Tivemos cinco encontros durante o fim-de-semana.
Sábado ao meio dia houve uma refeição com os jovens adultos responsáveis pela preparação em cada departamento. Cada um partilhou as suas ideias para este ano: este Verão, Samuel, da diocese de Meaux, viajou para participar nas Jornadas Mundiais da Juventude em Colónia num ‘dois cavalos’ (um carro muito pequeno). Ele quer propor ao grupo que surgiu da participação nesse evento uma viagem a Milão em conjunto. Nas dioceses a sul de Paris, Creteil, Evry e Nanterre, as pessoas encontram-se uma vez por mês para rezar e reflectir sobre a peregrinação de confiança. Na diocese de Versailles, na primeira oração, na passada sexta-feira, participaram algumas pessoas com deficiências que vivem na Comunidade ‘l'Arche’, juntamente com os seus assistentes. Depois da oração, quando se discutiam ideias para a preparação, alguém sugeriu que passar um domingo em ‘L'Arche’, a poucos quilómetros de Versailles; seria uma excelente forma de preparação! A peregrinação de confiança começa na porta em frente à nossa!»
** «Encontro em Milão: Peregrinação de confiança através terra: 28º Encontro Europeu de Jovens: 28 de Dezembro de 2005 – 1 de Janeiro de 2006»:

Fonte Taizé