«A Revolução de Deus» nas palavras de Bento XVI
2005-10-11 22:50:10

O Vaticano apresentou esta manhã a obra “A Revolução de Deus”, primeiro livro do Papa que reúne as intervenções de Bento XVI na XX Jornada Mundial da Juventude (JMJ), decorrida na cidade alemã de Colónia no passado mês de Agosto.

A JMJ juntou cerca de um milhão de pessoas, na cidade alemã de Colónia, num encontro que foi o destino da primeira viagem de Bento XVI fora da Itália. Em Colónia esteve a maior delegação portuguesa de sempre, com cerca de 5 mil participantes, numa experiência inesquecível para muitos jovens.
“Os jovens de todos os continentes e culturas tornaram visível uma Igreja jovem, que com imaginação e valentia quer esculpir o rosto de uma humanidade mais justa e solidária. Agora regressam aos seus povos e cidades para testemunhar a luz, a beleza e o vigor do Evangelho, do qual fizeram uma renovada experiência”, referiu o Papa ao despedir-se da Alemanha.
Hoje, na apresentação do livro aos jornalistas, o Cardeal Camillo Ruini, vigário do Papa para a Diocese de Roma, disse que a publicação “é sobretudo uma oração, como a oração, a adoração eucarística foram a tónica dominante da XX JMJ”.
As 132 páginas são inauguradas com um introdução do Cardeal Ruini e prosseguem com a mensagem de João Paulo II para a Jornada, datada de 6 de Agosto de 2004. O livro apresenta como primeira mensagem de Bento XVI a que ele deixou à chegada ao aeroporto de Colónia, com o título “Estou feliz por me encontrar no meio de vós”.
As intervenções do Papa em Colónia estão agrupadas por temas: aos jovens, diálogo inter-religioso, “Uma Igreja aberta ao futuro”, despedida, a herança de Colónia.
“A leitura deste livro reforçará em nós a certeza de que o Senhor nos deu, na pessoa do novo Pontífice, um grande mestre na fé e, ao mesmo tempo, um Pastor que conhece o caminho para conduzir-nos à intimidade com Deus”, escreve o Cardeal Ruini na introdução da obra.