Recordar o Irmão Roger
2005-10-04 23:43:34

O Grupo de Jovens da Paróquia de S. José, em Coimbra, vai promover de 28 a 30 de Outubro um encontro sobre Taizé.

“Construir um Futuro de Paz e recordar o Irmão Roger” é aquilo que propõem a organização, os 44 jovens de Coimbra que estiveram em Taizé de 14 a 21 de Agosto e que testemunharam o assassinato do fundador daquela comunidade.
Segundo um dos responsáveis desta iniciativa, António José Monteiro “desde esse dia (16 de Agosto) que uma ideia nos acompanha: gostaríamos de reunir à nossa volta todos os amigos que ao longo destes anos (mais de vinte para alguns de nós) fizemos em Taizé ou a propósito de Taizé.” Para António José Monteiro, um dos objectivos deste encontro “é partilhar o que Taizé e o Irmão Roger significaram para nós e para as nossas comunidades”.
Para tal, a organização espera fazê-lo de uma forma “muito simples ao jeito de Taizé”, partilhando experiências em grupos, rezando e cantando como vão já fazendo mensalmente na paróquia de S. José. Mas desta vez, vão procurar reunir o maior número possível de jovens, de norte a sul do país, de outras cidades e que tenham essencialmente estado em Taizé.
A organização está a preparar condições para acolher todos aqueles que quiserem participar, em famílias e outros espaços. Algumas paróquias da cidade aceitaram já o desafio para o acolhimento, sendo que o essencial do programa decorrerá na paróquia de S. José.
Conhecer e reflectir com outros jovens, ser acolhido em famílias, visitar locais de esperança nas paróquias, celebrar e rezar juntos, participar em oficinas sobre diversos temas, saber mais sobre Taizé e sobre como participar no próximo Encontro Europeu de Jovens, em Milão são os principais objectivos da organização. Assim que nos for oportuno divulgaremos na íntegra o respectivo programa.