Jovens de Coimbra evocam o Ir. Roger
2005-10-04 21:38:36

Jovens de várias paróquias de Coimbra, maioritariamente de S. José, promovem nos próximos dias 28, 29 e 30 de Outubro um encontro, aberto à participação de todos os interessados, que visa reflectir sobre a Construção de um Futuro de Paz, tendo como referência o pensamento do Irmão Roger, de Taizé.

São jovens ligados a várias paróquias, grupos e movimentos cristãos. Não constituem nenhum grupo ou organização.

Esta iniciativa será a primeira de um novo projecto a nascer na Paróquia de S. José: O Centro Juvenil. Outras iniciativas se seguirão, sempre norteadas pelo objectivo de acolher, favorecer o diálogo e a formação cultural e religiosa dos jovens da Cidade.

O mote deste encontro é a evocação da figura do Irmão Roger de Taizé, recentemente falecido, alguém que dedicou toda a sua vida à causa da paz e da reconciliação na família humana.

Ao longo de mais de 65 anos o Irmão Roger e a Comunidade de Taizé marcaram milhões de jovens de todo o mundo ao acolhê-los na sua pequena comunidade do sul da Borgonha e na Peregrinação de Confiança Sobre a Terra que tem reunido desde há 27 anos milhares de jovens todos os anos numa grande Cidade Europeia. Nunca querendo criar uma estrutura ou uma organização com esses jovens, Taizé estimulou-os sempre a encontrar os seus compromissos pelos outros nas respectivas comunidades. É pois o exemplo desta comunidade ecuménica que presidirá a alguns momentos da iniciativa.

O programa incluirá na sexta-feira à noite, no salão paroquial de S. José, uma mesa redonda sobre a figura do irmão Roger, com a presença, entre outros, da fundadora da Comunidade Juvenil de S. Francisco de Assis, a Irmã Teresa Granado, que dará uma visão muito pessoal sobre a grande humanidade da personalidade do Irmão Roger, que conheceu desde os anos 70. Outros convidados abordarão outros aspectos da obra do Fundador de Taizé, a sua espiritualidade, a sua intervenção humanitária, a sua presença junto dos jovens e dos que mais sofrem.

No sábado, as diferentes paróquias participantes organizarão na parte da manhã um tempo de partilha em pequenos grupos tendo como tema a confiança e a construção da paz, seguindo-se uma visita a locais onde é visível o compromisso de pessoas na construção de um futuro de paz. Escolas, espaços de acção social ou de intervenção junto dos que mais sofrem serão mostradas aos jovens participantes.

O programa da tarde consistirá num conjunto de oficinas sobre diversas abordagens da construção da paz, a decorrer nas proximidades da Igreja de S. José.

À noite um momento de oração com Cânticos de Taizé foi a forma encontrada para celebrar o dom da Vida do Irmão Roger pelos jovens organizadores. Naturalmente que contam com a presença de muitos dos que, ao longo destes anos passaram por Taizé, sobretudo dos que vivem na região de Coimbra. Será certamente um momento de profunda espiritualidade.

Há já três anos que os jovens da paróquia de S. José promovem um momento mensal de oração comunitária, nos dias 7, tendo escolhido a forma de rezar ao mesmo tempo simples e profunda que alguns deles descobriram em Taizé, e que tem reunido cada vez mais pessoas. È essa forma de encontro e diálogo com Deus que querem partilhar.

A participação no encontro é aberta a todos os jovens interessados. Para os que vierem de fora de Coimbra será possível encontrar um espaço muito simples para dormir, eventualmente em casas de famílias, desde que o solicitem previamente.

Para finalizar queremos reforçar a ideia que esta iniciativa é da exclusiva responsabilidade dos organizadores e não envolve de modo algum a Comunidade de Taizé.

A comunidade de Taizé resume-se aos cerca de 100 irmãos que residem naquela Aldeia da Borgonha e nas pequenas fraternidades em outros locais do mundo, junto dos que mais sofrem.

Não há nenhum grupo ou organização juvenil a ela ligado de alguma forma, designadamente o que promove esta iniciativa. Apenas escolhemos o Irmão Roger como inspirador e se quiserem, homenageado deste encontro e a forma de rezar e os Cânticos de Taizé como fonte da celebração. Este esclarecimento é importante porque não queremos de modo algum envolver a Comunidade numa iniciativa em que não tem responsabilidade.

Agradecendo a vossa disponibilidade na divulgação desta notícia,

Os organizadores.