PAPA QUER DEFINIR MISSÕES PRIORITÁRIAS
2001-05-22 18:54:28

O Papa João Paulo II pediu ontem aos cerca de 150 cardeais reunidos no Vaticano que "realcem os elementos concretos de um programa" para a Igreja "na alvorada do Terceiro Milénio".

O apelo foi lançado pelo Sumo Pontífice na abertura do sexto Consistório extraordinário do seu pontificado, destinado a traçar o perfil da Igreja Católica do Terceiro Milénio. Advogando uma melhor formação dos padres e das freiras, o Papa pediu aos cardeais de todo o mundo que fixem os "objectivos missionários prioritários" e encontrem "métodos de trabalho mais adequados", pois o "domínio da acção apostólica que se coloca à Igreja é vasto e complexo". "Ouviremos (durante o Consistório) - disse - reflexões e testemunhos, confrontar-nos-emos de forma fraternal sobre os problemas e os desafios pastorais, procuraremos, em conjunto, as vias mais convenientes para serem, também hoje, sinais credíveis do amor de Deus por cada homem". João Paulo II, 81 anos recentemente completados, acolheu pessoalmente os cerca de 150 cardeais presentes (dos 183 membros do Sacro Colégio em que 134 são eleitores com menos de 80 anos) na sala do Sínodo, onde decorrerão os trabalhos até quinta-feira. O Sumo Pontífice tinha a seu lado, na mesa da presidência, o cardeal do Benim Bernardin Gantin, decano do Sacro Colégio, o cardeal alemão Joseph Ratzinger, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, e o cardeal italiano secretário de Estado, Angelo Sodano. Convidado a sentar-se pelo mestre de cerimónias, João Paulo decidiu ficar de pé com os cardeais para as orações da manhã e para o "Veni Creator Spiritus", a invocação do Espírito Santo para que ajude os participantes nas decisões a tomar nesta reunião à porta fechada, com duas sessões por dia. Dada a idade e o estado de saúde do Papa, esta assembleia extraordinária do colégio dos cardeais assemelha-se mais a um pré-conclave, por se tratar de uma ocasião única para os grandes eleitores do futuro Papa se conhecerem. Os assuntos em debate confirmam que os grandes eleitores, em colaboração com os cardeais mais idosos, foram convocados para estabelecer um projecto de Igreja para o Terceiro Milénio e, por conseguinte, o perfil do Papa que a deverá gerir, em colaboração estreita com as igrejas nacionais do mundo inteiro. O Consistório não toma, no entanto, decisões nem aprova textos. Limita-se a pronunciar-se sobre os vários assuntos em discussão. Com base na Carta Apostólica escrita pelo Papa na conclusão do Jubileu do ano 2000, "Novo Milennio ineunte", sete questões foram submetidas à apreciação dos cardeais num documento de trabalho de 14 páginas. Os principais temas são o anúncio de Cristo no contexto do diálogo inter-religioso, a vocação para a santidade, o papel da Igreja no clima actual da nova religiosidade, as relações entre o universal e o particular, a globalização e a solidariedade com os pobres, as investigações científicas e a moral sexual e familiar, a evangelização e as novas técnicas de comunicação.

Fonte CM