Bíblia pode ser motor do ecumenismo
2005-09-15 21:59:11

O Cardeal Walter Kasper, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, espera que a Bíblia possa ser um dos motores do processo ecuménico.

“A Bíblia é património comum de todos os fiéis e de todas as Igrejas e Comunidades eclesiais”, defendeu.
“O movimento bíblico e o movimento ecuménico são mais ou menos gémeos, por isso o movimento bíblico teve uma grande influência sobre o ecumenismo e é, mais ou menos, o fundamento do ecumenismo”, acrescentou.
Inaugurando o Congresso Internacional sobre o tema “A Sagrada Escritura na vida da Igreja”, o Cardeal Kasper destacou o papel da Constituição Dogmática “Dei Verbum”, sobre a divina Revelação, que o II Concílio do Vaticano promulgou há 40 anos. “Este é um dos documentos mais importantes do Concílio, porque a Igreja vive e alimenta-se da Palavra de Deus e da Eucaristia. Este texto teve grandes consequências na espiritualidade, liturgia, teologia e mesmo na vida quotidiana dos fiéis, que começaram a aprender a ler a Bíblia todos os dias”, declarou à Rádio Vaticano
A iniciativa tem lugar do dia 14 ao dia 18 de Setembro, e é organizada pelo Concelho Pontifical para a Unidade dos Cristãos e pela Federação da Bíblia Católica. Marcam presença participantes de 98 países, para debater temas de pastoral bíblica.
A importância da dimensão ecuménica desta iniciativa fica patente na presença de representantes de Igrejas e Comunidades eclesiais com quem a Igreja Católica mantém um diálogo ecuménico, para além de representações das organizações ecuménicas internacionais.
O Cardeal Kasper não nega que haja divergências na interpretação da Escritura, sobretudo no que respeita ao papel da autoridade. “Nós lemos a Bíblia nos joelhos da mãe Igreja, as Igrejas e Comunidades eclesiais da Reforma partem do princípio que a Sagrada Escritura se interpreta a si mesma, o que faz a diferença: é um problema que ainda não conseguimos superar”, constata.
Um sinal de esperança a este respeito, contudo, vem da anunciada publicação, em finais deste mês, de um documento assinado pela Igreja Católica e pela Federação Luterana Mundial que, segundo o Cardeal Kasper, “dá alguns passos em frente rumo a um consenso”.

Bíblia para crianças
No decorrer do evento, a Fundação “Ajuda à Igreja que Sofre” apresentará aos participantes a Bíblia para Crianças, um projecto de 1979, quando o fundador, o Pe Werenfried (1913-2003) decidiu dar este livro como presente às crianças do mundo.
Hoje mais de 42 milhões de cópias deste livro, publicado em 147 línguas, está distribuído em 138 países.
Maria Zurowski disse, “este pequeno livro tornou-se numa importante ferramenta pastoral, apreciada em todo o mundo. Não só é utilizada na catequese, nas famílias, para a preparação dos sacramentos e em escolas, mas também presta um trabalho fantástico àqueles que trabalham em hospitais, lares de 3ª idade e até grupos bíblicos em prisões”.