Benção de Pastas
2001-05-22 00:01:59

Mais de 8 mil finalistas estiveram, no passado dia 19, na Alameda da Cidade Universitária, em Lisboa, onde participaram na celebração da Benção das Pastas, uma celebração que é o culminar de uma caminhada.

Helena Neves, responsável da Pastoral Universitária de Lisboa, em entrevista à Agência ECCLESIA, manifestou-se satisfeita apesar do cansaço de todo um trabalho de preparação que começou em Novembro, altura em que teve lugar a primeira reunião de finalistas onde começaram a projectar esta celebração.
Partindo do, lema escolhido pelos universitários para este ano “servir a paz um desafio”, D. José Policarpo sublinhou que este valor é obra do amor e da verdade e tem que significar a “construção da justiça e da fraternidade”. Ao mesmo tempo que desafiou os jovens a serem construtores da paz, o Patriarca de Lisboa recordou que “a sociedade do nosso tempo enfrenta desafios muito sérios, postos pela globalização e mediatização, pela ciência e os caminhos ousados que se lhe apresentam, sobre a vida e sobre a morte, sobre os modelos de progresso, sobre os caminhos para lutar contra pobreza e contra doenças que ameaçam a humanidade”. Porém, esta tarefa gigantesca, “é obra de todos”, a qual todos devemos assumir.
Uma parte importante da celebração é o momento do ofertório que é o resultado das ofertas que todas as faculdades fazem no sentido de doarem alguma coisa a uma instituição carenciada.
Também os finalistas de Beja viveram, no mesmo dia, a Benção das Pastas. D. António Vitalino, que presidiu à eucaristia, salientou que “este acto implica uma profissão de fé pública na existência e no poder de Deus, para levar a bom termo o nosso esforço de tantos anos”.