Igreja Maná é o parceiro da LP-Brothers para entrar na TVI
2005-09-01 16:42:03

O investimento "será avultado" e a parceria já foi confirmada pelo apóstolo Jorge Tadeu.

PAULA BRITO Direitos reservados

media capital. Pedro Xavier Pereira diz que tem acordo com a Igreja Maná. O apóstolo Tadeu confirma

O representante português da empresa espanhola de capital de risco LP-Brothers Venture Capital, Pedro Xavier Pereira, anunciou ao DN, ao início da tarde de ontem, que a Igreja Maná é o seu parceiro-mistério para entrar no grupo Media Capital.

"Estamos com a Igreja Maná na operação, com a ideia de deter uma posição estratégica no grupo Media Capital", disse ao nosso jornal o partner da LP-Brothers.

Horas mais tarde, o responsável e fundador da Igreja Maná, o apóstolo Jorge Tadeu, confirmou à agência Lusa que está, em parceria com a LP-Brothers Venture Capital, a estudar a forma de adquirir uma participação no grupo que detém a TVI.

Para tal, acrescentou o mesmo responsável, "a aquisição pela Igreja da participação na Media Capital será feita através do grupo de media Maná Sat", unidade de media da Igreja (ver caixa ao lado).

A aquisição será efectuada junto de um fundo de investimento sedeado em Londres, de acordo com Pedro Xavier Pereira, que se escusou revelar o nome e remetendo (ver entrevista em baixo) para as declarações que enviou, em carta registada, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Mas, segundo apurou o DN, a Fidelity Investments, com uma participação de 10,26% no grupo de Paes do Amaral, é o fundo mais provável para o negócio, já que a Capital Management, com uma participação de 5,73%, tem a sua sede principal na Holanda.

Questionado quanto ao montante a adquirir no grupo que detém, além da TVI, os activos de media como as rádios Comercial, Cidade, RCP e Best Rock, Pedro Xa- vier Pereira escusou-se a revelá-lo, reforçando apenas que a participação será "estratégica".

Também relativamente aos montantes envolvidos, o mesmo responsável da empresa financeira espanhola apenas disse que "serão avultados", um facto que não deverá constituir problema para a comunidade religiosa de Jorge Tadeu, já que a "Igreja Maná é uma potência financeira internaciponal na área dos media", disse Pedro Xavier Pereira.

"Já imaginou se cada fiel comprar uma acção, com tantos fiéis que a Igreja tem, o dinheiro que não dá?", questionou o mesmo responsável ao DN.

Esta é uma operação que se enquadra na estratégia de investimento traçada pelo sociedade de capital de risco, na ordem dos 43 milhões de euros, confirmou ao DN o partner da mesma. "Os 43 milhões de euros de investimento anunciados para Portugal são reais, pois utilizamos este país como uma plataforma para o mercado brasileiro", diz.

O representante da empresa de Badajoz chega mesmo a recor- dar que a "Igreja Maná requereu à Alta Autoridade para a Comuni-cação Social uma licença de televisão para emitir em sinal aberto e que lhe tem sido sempre negada".

Do mesmo modo, a Igreja brasileira, embora fundada em Portugal, "pediu um canal na plataforma cabo, mas também teve resposta negativa".

Interpelado quanto à origem da empresa de risco que lidera, Pedro Xavier Pereira responde que é detida pela LP-Private Equite, tendo "as melhores relações com as maiores casas financeiras do mundo".

O mesmo responsável diz-se, por isso, tranquilo quanto à investigação da CMVM.

PAULA BRITO

Fonte DN