Bento XVI acolhe jovens peregrinos
2005-08-18 21:55:35

Milhares de portugueses estão em Colónia a participar nas celebrações presididas pelo Papa
É o primeiro grande teste do novo Papa. Bento XVI ‘regressa’ hoje ao seu país natal para abraçar os jovens católicos reunidos nas XX Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que contarão com a participação de cerca de 800 mil peregrinos.

Entre eles, estão mais de cinco mil portugueses oriundos de diversas regiões do País, incluindo peregrinos do grupo Caminho Neocatecumenal do Patriarcado de Lisboa, os quais narraram ao CM as expectativas que levaram para Colónia.

De entre os jovens portugueses que viajaram até à Alemanha, cerca de 2500 fizeram-no através da Conferência Episcopal Portuguesa e outros 2600 integrando diferentes movimentos internacionais. De acordo com o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, acompanham os peregrinos lusos oito bispos e uma centena de sacerdotes.

“Penso que não é difícil aos jovens acolher alguém da idade dos seus avós. Bento XVI é um sábio. Recebeu de boa vontade esta herança e penso que também ele será bem recebido”, afirmou ao CM o cónego João Marcos, director espiritual do Seminário Redemptoris Mater de Lisboa e do Seminário dos Olivais.

Por seu turno, Duarte Abecasis, catequista responsável pelos cerca de 150 jovens de várias paróquias que partiram, em três autocarros, do Centro Social e Paroquial do Calhariz de Benfica, afirmou: “Para mim, é uma incógnita o que vai acontecer. A expectativa é grande. Vamos ver... Penso que este Papa vai ajudar a centrar o Mundo, que está à procura e precisa de ser recentrado, e cujo grande problema é o relativismo. Bento XVI é um profeta a apontar o Caminho”.

Estes jovens, que hoje chegarão a Colónia, vão juntar-se aos restantes portugueses e às centenas de milhares de peregrinos de 197 países que nos últimos dias convergiram para aquela cidade alemã, transformada num enorme ‘palco’ onde imperam a alegria, o convívio e a irreverência própria dos jovens.

Do programa do Papa, destaque ainda para encontros com líderes judeus e de outras confissões, ou não fosse Bento XVI um defensor do ecumenismo e do diálogo inter-religioso. O ponto alto é no domingo, com a eucaristia celebrada ao ar livre no campo de Marienfeld, onde se espera que estejam 800 mil peregrinos. Afinal, o grande ‘teste’ para Bento XVI.

DESCULPAS POR DISTRACÇÃO

O Papa Bento XVI presidiu ontem à habitual audiência na sua residência de Verão em Castelgandolfo, mas certamente já estava com a cabeça em Colónia, porque se distraiu... não uma, mas duas vezes. No final da audiência, depois de se dirigir aos milhares de peregrinos de vários países reunidos no pátio, Bento XVI voltou à janela da residência papal para pedir desculpas. “Esqueci-me da saudação mais importante – aos peregrinos italianos”, confessou, entre risos, o Papa, pedindo desculpa pela distracção. Momentos mais tarde regressou novamente à janela. “Esqueci-me da bênção”, afirmou, voltando a pedir desculpa.

OS NÚMEROS

197 países estão representados nas Jornadas, as quais contam com a participação de mais de meio milhão de jovens católicos oriundos dos cinco continentes.

12.000 polícias estão mobilizados em Colónia. Uma ínfima parte, no entanto, do gigantesco aparato de segurança, que inclui o recurso a aviões da NATO.

4 dias é a duração da visita de Bento XVI ao seu país natal. O Papa vai presidir a diversas cerimónias nas Jornadas da Juventude, cumprindo um diversificado programa.

6.600 jornalistas vão cobrir o evento, com profissionais dos mais diversos países, tornando as Jornadas um dos mais mediáticos acontecimentos do ano.

800 euros foi o montante máximo dispendido pelos jovens para participarem nas Jornadas. O preço varia consoante os meios de transporte e percursos efectuados.

OPINIÕES

JOÃO ALMEIDA - 24 ANOS

“O que me motiva a ir às Jornadas de Colónia é a força de Jesus Cristo ressuscitado, além do encontro com o Santo Padre. Tenho a certeza de que este Papa vai trazer muitas surpresas e penso que tem reservada uma palavra profética, não só para os jovens católicos, mas para os de todo o Mundo”.

ANÍBAL DOMINGOS - 28 ANOS

“É importante acreditar que vou dar testemunho a jovens que não estão na Igreja. Vou por acreditar que Ele lá vai estar. É bom estarmos abertos ao que acontecer e a que se cumpra a Sua vontade, porque, se vamos pela nossa, sairá tudo ao contrário. A estreia em Colónia não é por acaso, mas um sinal de Deus”.

CATARINA MARQUES - 25 ANOS

“Já fui a três JMJ e o que mais me impressiona é ver que não estamos sozinhos. Vemos muitos jovens da nossa idade também movidos pela fé e por Jesus Cristo. Estes encontros dão-me esperança e ânimo para continuar a acreditar neste Cristo de amor. Espero encontrar paz de espírito e a força do Espírito Santo”.

PEDRO DOMINGOS - 19 ANOS

“Vou às Jornadas Mundiais da Juventude em Colónia pelo encontro em si e por Jesus Cristo. Esta é a minha primeira peregrinação do género e, como tal, estou à espera do que possa vir a acontecer. Estou na expectativa... Na minha opinião, este Papa não é muito conservador, nem muito progressista”.

ANA MARTA DOMINGOS - 20 ANOS

“São as minhas primeras JMJ. O que me desperta a curiosidade é o convívio que proporcionam e as missões de rua que vamos fazer. Este Papa vai surpreender muito mais que João Paulo II, embora noutra linha, porque são pessoas completamente diferentes. Acho que ele vai ficar satisfeito...”.

JOÃO COSTA - 23 ANOS

“Já estive em três Jornadas. É um encontro espiritual. Hoje em dia, há uma grande necessidade dos jovens de se encontrarem a si próprios e a Deus nas suas vidas. Não vamos para um festival de música, nem em turismo... Vou conhecer Bento XVI. É um mistério para todos a Palavra que nos vai dar”.

Paulo Madeira

Fonte CM