paroquias.org
 

Notícias






Todos os meios de transporte
2005-08-16 23:29:53

Todos os meios de transporte são válidos para chegar a Colónia, Alemanha, mesmo a bicicleta. No dia 18 de Julho, o padre Dinis Faísca saiu do largo da Sé, em Faro, na companhia de cinco jovens peregrinos.

A ideia foi do sacerdote, um amante do desporto, que já tinha organizado outras peregrinações em duas rodas, às jornadas mundiais em Roma, em 2000, e a Fátima.
De mapa na mão, o padre de 32 anos traçou o itinerário: Espanha, França, Bélgica, Alemanha. Em média, os ciclistas - dois gémeos de 15 anos e o pai (46 anos), e outros dois jovens de 22 e 27 anos - fizeram 110 quilómetros diários. No fim, contabilizou o padre, quase 2700 quilómetros, feitos em 22 dias. "Vir de bicicleta exigiu esforço, estabelecer metas a médio e a longo prazo, esforçarmo-nos ao máximo para cumprir o programa", contou Dinis Faísca, ao telefone de Colónia, no fim da semana passada.
No final de cada etapa, a equipa de peregrinos pernoitava num local previamente estipulado: uma casa paroquial, um convento, um seminário, um albergue ou em casa de famílias. "Em França fomos mimados pelas famílias que nos acolheram, porque eles são amantes da bicicleta", continua o sacerdote.
A viagem serviu para os jovens se conhecerem "a nível humano e espiritual" e contactarem com outras pessoas que "partilham uma mesma fé".
Para alguns dos peregrinos esta foi a sua primeira viagem ao estrangeiro, revela o padre, que acredita que os jovens nunca se esquecerão das horas passadas em cima da bicicleta, das paisagens, das pessoas que conheceram, do motivo que os levou à Alemanha. "É uma experiência diferente", resume o padre.
O percurso não foi fácil de fazer e houve uma bicicleta que teimou em avariar-se constantemente, atrasando o cumprimento do horário. Um dia, em França, o grupo ficou a 50 quilómetros de cumprir a etapa definida e por isso decidiu que no dia seguinte recuperaria o tempo perdido. Entretanto, encontraram um cicloturista que se dispôs a acompanhá-los ao local combinado. Em vez dos 160 quilómetros previstos, os peregrinos fizeram quase 200. "Foi um passeio lindíssimo, por ciclovias, numa paisagem muito verde, e ninguém se deu conta dos quilómetros a passar", conta Dinis Faísca. Um dia que os fez esquecer o stress de pedalar lado a lado com os camiões e o trânsito das estradas nacionais.
"Este grupo está muito bem preparado para fazer face ao desconhecido, à diferença, e para acolher os outros como nós próprios fomos acolhidos ao longo da viagem. Aqui também está a essência de ser cristão", conclui Dinis Faísca. B.W.
De Portugal à Alemanha, 2.700 quilómetros de bicicleta

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia