Papa será recebido em Colónia por mais de 800 mil jovens
2005-08-14 22:14:22

Colónia é a partir de terça-feira a capital da Igreja Católica. A cidade alemã acolherá mais de 800 mil jovens de 200 países, reunidos para as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ). E uma visita especial o Papa. Bento XVI realizará a primeira visita pastoral ao estrangeiro e ao seu país natal, onde é aguardado com expectativa e emoção. Rumo a Colónia já partiram centenas de portugueses, que formarão um grupo de 5 mil jovens.

O encontro tem início marcado para terça-feira, mas em Colónia já estão milhares de jovens, vindos de todos os cantos de mundo. Chegaram de avião, autocarro e até de bicicleta, organizados por contingentes nacionais, movimentos, paróquias ou, simplesmente, integrados em grupos de amigos. A organização avança com os números oficiais de uma festa que terminará no domingo 800 mil jovens, 600 padres, 5 mil jornalistas e muitos outros, não inscritos, que participarão na missa e na vigília.

Bento XVI estará em Colónia de quinta a domingo para dar continuidade ao convite lançado aos jovens por João Paulo II em 1984. Nesse ano, Roma recebeu 300 mil jovens no encontro do Jubileu Internacional da Juventude que, mais tarde, daria o mote para as Jornadas Mundiais da Juventude. Buenos Aires, Santiago de Compostela, Toronto e outras cidades encheram-se de milhões de jovens conduzidos pela fé e admiração por João Paulo II. O recorde ocorreu em Manila, onde estiveram 5 milhões.

Carismático mas portador de uma mensagem exigente, João Paulo II conseguiu cativar muitos com a sua vivacidade, mesmo em momentos de debilidade física. A expectativa prende-se agora com a relação que Bento XVI construirá com a juventude, que dele tem a imagem conservadora e distante.

"Qualquer que seja o Papa, os jovens aderem bem, pois vêem-no como o chefe da Igreja, alguém escolhido por Deus e não apenas como um homem", considera José Pedro Valente, 24 anos, que contabilizará a sua terceira edição nas JMJ. De malas feitas para Colónia, recorda os momentos marcantes vividos em Paris e Roma o impacto de estar junto a milhares de pessoas que vivem a mesma fé, a partilha de experiência, "as vivências diferentes que completam a experiência pessoal de cada um".

Paulo Serra, coordenador da Pastoral Juvenil da diocese de Lisboa, assegurou ao DN que o entusiasmo dos portugueses é grande e que o evento será o culminar de um trabalho de preparação de meses.

"Vinde adorá-lo". É o lema do encontro que impele os jovens a seguirem a rota dos Reis Magos, deixando-se guiar por uma estrela e regressando por outro caminho. Uma alusão aos caminhos da fé e um apelo à evangelização. À catedral de Colónia, onde se veneram os restos dos Reis Magos, chegarão jovens com as mais diversas motivações. Na bagagem levarão a memória de experiências de oração e reflexão, ensinamentos de catequese e muita alegria.

Fonte DN