Biblioteca do Santuário de Fátima faz 50 anos
2005-08-10 21:16:17

A 13 de Agosto deste ano, a Biblioteca do Santuário de Fátima fará 50 anos de existência.

É certo que o Santuário já antes guardava livros e publicações periódicas que lhe eram entregues, mas foi pela provisão “Museu-Biblioteca do Santuário de Fátima”, de 13 de Agosto de 1955, que o Senhor D. José Alves Correia da Silva, primeiro bispo da Diocese restaurada de Leiria, criou aquela instituição, assim justificada: “Dada a importância que Fátima hoje tem no mundo […], urge não deixar perder os restos de um passado que começa a ser remoto”.
A partir dessa provisão episcopal, houve um trabalho intenso de inventariação e registo de objectos, livros e outros documentos, dirigido pelo Padre Dr. Bernardo Xavier Coutinho, da diocese do Porto.
O trabalho foi continuado durante o reitorado do Cónego Amílcar Fontes e do Dr. Joaquim Lourenço. Mas foi monsenhor António Antunes Borges (1959-1970) que maior incremento deu à recolha, inventariação e preservação do património artístico e da biblioteca do Santuário. O saudoso Sr. Francisco de Oliveira assim se lhe referia, em 1969: “Embora com uma limitação de espaço que o não satisfaz, mons. Reitor tem dotado a biblioteca do Santuário com obras e volumes de carácter mariano que formam já um conjunto apto a satisfazer os estudiosos”.
O actual Reitor do Santuário, Mons. Luciano Guerra, apresentou, em 1974, um Estudo de Estruturação Pastoral, com uma nova orgânica do Santuário. Nesta orgânica, era atribuída ao Serviço de Estudos e Difusão de Fátima a finalidade de interpretar fielmente a mensagem e carisma de Fátima e de procurar os meios de difusão da mesma mensagem. Entre esses meios, era referida também uma biblioteca especializada na temática fatimita (revelações privadas, mariologia, etc.). “Sendo Fátima um óptimo lugar de repouso espiritual e físico, é de supor que uma biblioteca seria muito frequentada”.

Desde que tomámos a direcção deste Serviço, estruturámo-lo em duas secções (Estudos e Difusão), com várias subsecções e divisões. A Biblioteca está dividida em três: Geral, Mariologia e Fátima. A Biblioteca vai crescendo, fruto de ofertas de doadores, permutas e aquisições. O seu acervo pode contabilizar-se actualmente em mais de 60.000 volumes e centenas de publicações periódicas.

Pe. Luciano Cristino, Director do Serviço de Estudos e Difusão

Informatização
Neste momento, segundo a “Voz da Fátima”, está em curso a informatização da Biblioteca, que teve início em Fevereiro deste ano. Os trabalhos incidem, na primeira fase, sobre a divisão “Fátima” da Biblioteca.
Encontram-se já na base de dados cerca de 1500 volumes, que vão até ao ano de 1960, com possibilidade de se pesquisar internamente em dois espaços no Santuário.
Todo este processo tem como finalidade servir melhor os utilizadores, pela rapidez do serviço.