paroquias.org
 

Notícias






A mais antiga Bíblia acessível 'online'
2005-08-04 22:35:10

O Códice Sinaiticus, a mais antiga Bíblia conhecida e que terá constituído uma das 50 cópias das Sagradas Escrituras encomendadas pelo Imperador Constantino após a sua conversão ao cristianismo, estará, em breve, acessível online.

Um grupo de especialistas oriundos, nomeadamente, do Reino Unido, Egipto e Rússia, iniciou há pouco o processo de digitalização do manuscrito, redigido em grego antigo, e hoje pertença, em parte, da British Library, em Londres.
"Trata-se de um documente absolutamente singular", afirmou à BBC um responsável daquela biblioteca, Scot McKendrick, lembrando que, dada a sua raridade e fragilidade, apenas quatro investigadores tiveram o privilégio de o ver ao longo dos últimos 20 anos.

Integrando a mais antiga cópia completa do Novo Testamento chegada até nós, o códice, que foi buscar o seu nome ao lugar onde foi escrito - o Mosteiro de Santa Catarina no Monte Sinai (Egipto) -, conheceu uma trajectória agitada a partir de meados de Oitocentos, quando um académico alemão, Constantin von Tischendorf, levou parte do texto para a Alemanha e Rússia. Acto que, frisa a BBC, é encarado até hoje "como um roubo" pelo mosteiro que lhe deu nome.

Assim se explica que partes do manuscrito se encontrem hoje dispersas por quatro instituições a British Library, onde se conserva o essencial, a Biblioteca da Universidade de Leipzig, na Alemanha, a Biblioteca Nacional da Rússia, em Sampetersburgo, e o Mosteiro de Santa Catarina. Quatro instituições que estão agora a colaborar no projecto de digitalização, tendo a British Library assumido o compromisso de criar também um portal gratuito na Internet para apresentação do documento e respectiva análise e tradução a quantos desejem estudá-lo ou, simplesmente, vê-lo pela primeira vez.

Fonte DN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia