paroquias.org
 

Notícias






Cardeal quer nova ordem económica
2001-05-12 12:33:16

O cardeal Aloísio Lorscheider, arcebispo de Aparecida, em São Paulo (Brasil), defendeu ontem, em Lisboa, a necessidade "urgente de uma nova ordem económica que permita a distribuição equitativa dos bens essenciais".


O arcebispo de Aparecida, que chegou ontem a Portugal para presidir, hoje à noite e amanhã, às cerimónias de Fátima, disse que a riqueza tem aumentando apenas em algumas classes sociais, não existindo uma distribuição entre a maioria da população.
Referindo-se ao exemplo do Brasil, onde existem casos de exclusão social não só nas grandes cidades, mas também no interior, o cardeal Aloísio Lorscheider sublinhou que "não há um desenvolvimento harmónico humano", sendo essencial inverter esta situação, apesar de ser "difícil".

"Deus não conta"
Sobre exclusão social no Mundo, o cardeal sublinhou que o papel da igreja passa pela "formação da consciência das pessoas e da liderança e pelo esclarecimento de como deve ser a organização social". Como exemplo, citou dados avançados recentemente, que referem a existência de comida suficiente para as cerca de 800 milhões de pessoas que passam fome no Mundo.
Por outro lado, adiantou ainda que há um interesse, cada vez maior, pelo "lucro, consumismo e materialismos" e pela exclusão de Deus da vida. "Actualmente Deus não conta, o que conta são os bens materiais que as pessoas possuem", argumentou, realçando que a "primeira exclusão começa em Deus".

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia