"Dar a razão da nossa esperança"… Também na Net!
2005-07-28 00:18:23

Comecei a usar a Internet em 1997. Por essa altura encontrei um "site" que, através do seu "chat" e fórum, congregava uma interessante comunidade lusófona, de vários cantos do mundo. Tornei-me um visitante assíduo. À medida que nos fomos conhecendo, foi-se formando um bom grupo de pessoas interessadas em algo mais do que o mero "passar o tempo".

Em várias conversas mais sérias foram aparecendo temas de religião, às vezes propostos por pessoas "zangadas com a Igreja", pelas mais variadas razões. Contudo, independentemente das suas razões "contra" a Igreja, havia em todos ou quase todos uma atitude básica de acolhimento do Evangelho, em jeito de "nova oportunidade". Estas primeiras impressões foram-se mantendo, com alguns matizes, na minha passagem por outros lugares (destaco o já extinto "Farol da Religião" do então Terràvista e, agora, o Paroquias.org).

Verifica-se por vezes um grande fosso entre dois níveis "extremos" de linguagem religiosa. Por um lado, uma linguagem demasiado "naïf" ou "beata" de alguma piedade popular ou tradicional; por outro, um vocabulário muito técnico (e às vezes clerical) de certas "teologias". Muita gente de cultura média rejeita a primeira, porque lhe parece "antiquada" e desdenha do segundo, por lhe parecer "abstruso" e inútil. Algures por "aqui" situam-se alguns "cristãos perplexos", os que também não adoptam nenhum dos dois tipos de linguagem, mas não encontram uma alternativa credível. Desde o início percebi que é necessária uma linguagem adulta e adaptada a estas pessoas, que vá ao encontro das suas questões. Muitas vezes trata-se de "descomplicar sem ser simplista". Embora nunca o tenha formulado antes desta forma, este tem sido de alguma forma o meu "lema", justificado por um "imperativo" de grande importância: "Confessai Cristo como Senhor, sempre dispostos a dar a razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la peça" (1 Pe 3, 15). Todo o cristão deveria ter isto presente, também no âmbito cibernético.

Que avaliação faço desta experiência que já conta alguns anos? Tenho consciência de que aos cristãos cabe semear - não necessariamente colher - e que muitas vezes a semente vai frutificar onde menos se espera. Encorajo a que não se sonhe demasiado em ter uma colheita abundante e imediata quando se abre um espaço de Evangelização na Internet ou quando se participa num fórum católico, mas também aponto para a eventualidade de alguma boa surpresa. Já recebi muitas, algumas muito gratificantes. E tenho aprendido muito. Grande fruto!

Há ainda muito a fazer pela Evangelização na Internet. Sonho com um futuro não muito longínquo onde será natural a criação de verdadeiras comunidades cristãs interactivas que, longe de serem meramente virtuais, serão ponto de apoio para tantas pequenas comunidades "reais" espalhadas pelos mais variados sítios. Um sistema de vasos comunicantes que tornará o Corpo de Cristo mais ágil e de que o Espírito Santo também Se servirá para nos elevar a Deus… Mas há passos prévios a dar, concretamente na disponibilização "on-line" de conteúdos de referência, criação de espaços de interactividade formativa, disponibilização de serviços que favoreçam o conhecimento do que existe e se faz por essa Igreja fora, etc. E neste sentido, o Paroquias.org tem dado um importante contributo. E continuará a trabalhar para isso. Por isso, já faz parte da história do futuro!

Alef
Moderador no Fórum Paroquias.org