Anunciar sem olhar a quem
2005-07-28 00:19:21

Talvez seja este verbo que melhor se conjuga na internet: anunciar!
Anunciar foi o mandato de há dois mil anos, por Jesus Cristo. Fê-lo em diferentes circunstâncias aos seus discípulos, mas sempre com a preocupação de não olhar aos destinatários. Porque o Evangelho se destina a todas as mulheres e todos os homens, é necessário anunciar a todos.

Hoje, a internet é um meio privilegiado para esse anúncio. Ela suporta todas as mensagens, ela é o meio ideal para colocar todas as palavras, todas as frases e todas as histórias do Evangelho; ela acolhe todos os sons e todas as imagens de mulheres e homens que, hoje, vivem o Evangelho, sendo d'Ele testemunhas extraordinárias.

Agência Ecclesia
A experiência da Agência Ecclesia na internet tem comprovado estas possibilidades. A média de visitas, por dia, à página da Agência (www.agencia.ecclesia.pt) é de 80 mil. Os que entram e vêm (lêem) são, em média, 30 mil dia.
Os números não ganham especial significado quando comparados com portais de internet de dimensão internacional ou nacional. Mas ainda me recordo dos tempos em que, passados meses de presença na internet (em 1996), foi motivo de festa ter atingido as 1000 visitas.
Desde há alguns anos, a opção pela exploração das potencialidades da internet como ferramenta de comunicação no Secretariado Nacional das Comunicações Sociais tem-se revelado muito positiva: pelo que já está feito e, sobretudo, pelo que é possível vir a fazer. E em duas perspectivas.
Sentimos, antes de mais, o desafio da produção de conteúdos. A presença institucional na internet é importante. Ainda mais é a presença com os conteúdos procurados por quem navega na internet. Na Agência Ecclesia, somos constantemente desafiados a colocar on line toda a informação eclesial, a que respeita à Igreja Católica em Portugal e no Mundo, e a encontrar ou escrever as histórias das mulheres e homens dos dias de hoje e que são as que verdadeiramente transmitem o Evangelho, porque já vivido na actualidade.
Por outro lado, a tecnologia, o design, as ferramentas que é possível explorar na internet são também desafio de todos os dias. O diálogo com o mundo tecnológico da pós-modernidade tem que ser feito com a linguagem e a gramática que os receptores entendam. Só assim vale a pena.

Futuro
A concretização dos dois desafios apontados levará a crescimentos significativos. A presença institucional da Igreja Católica em Portugal na internet (www.ecclesia.pt) e a presença de uma agência de informação eclesial (www.agencia.ecclesia.pt) procuram, a cada passo, mais e melhor conteúdo, publicado através de tecnologias sempre actualizadas para chegar a todas as mulheres e homens.
Na certeza de que o Evangelho é hoje, para todos, ele tem que ser anunciado pelos meios que chegam, cada vez mais e em todo o mundo, a todas as pessoas: a internet. Não estamos diante de um meio de comunicação social, antes diante de um meio de meios de comunicação social. Por ela passam a imprensa, a rádio, a televisão e formas sempre novas de comunicar. Há que deitar-lhes mãos e fazer passar, por esses meios o Evangelho. Tudo porque é nosso mandato anunciar sem olhar a quem.

Paulo Rocha
Agência Ecclesia