paroquias.org
 

Notícias






"A Eucaristia": um workshop em Taizé
2005-07-07 22:18:37

"A Eucaristia vista por um cristão do século II" é o tema de um dos workshops propostos no fim de cada tarde, durante os encontros deste Verão em Taizé.

Um bom conhecedor dos escritos dos primeiros cristãos chamou a atenção para o facto de que é preciso esperar pelo século IX para encontrar uma obra sobre a Eucaristia. Antes desse período, embora as referências à Eucaristia sejam frequentes e de grande importância, esta não é objecto de um tratado. É que, para os primeiros cristãos, a Eucaristia nunca é tomada isoladamente. Está sempre ligada ao conjunto do mistério da fé, de que é uma síntese. Se um ponto essencial da fé é contestado, é a Eucaristia que servirá de ponto de referência para mostrar o que permanece ou não no bom caminho. Assim, no século II, Ireneu de Lyon dirá: "o nosso modo de pensar está de acordo com a Eucaristia e a Eucaristia, por seu lado, confirma a nossa forma de pensar." Seguir Ireneu sobre esta pista é ser conduzido ao âmago da fé.

A bondade da criação: A contas com correntes espirituais que desprezavam o mundo visível, que o consideravam como que saído de uma decadência, o grande bispo de Lyon via na Eucaristia uma confirmação da bondade da criação. Com efeito, como duvidar desta bondade, visto que, escreve Ireneu, "Jesus pegou no pão, que provém da criação, deu graças, e disse: Isto é o meu corpo. E também o cálice, que provém da criação de que fazemos parte, declarou-o seu sangue…" A Eucaristia não vem confirmar um pensamento que despreza a criação. Diz, pelo contrário, que a criação é nobre...

"A Eucaristia vista por um cristão do século II":

http://www.taize.fr/pt_article2381.html

"Encontros de jovens em Taizé":

http://www.taize.fr/pt_article528.html



«Carta de Taizé»


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia