CATÓLICOS E PROTESTANTES DIALOGAM EM FÁTIMA
2001-05-09 13:07:19

A promoção do diálogo entre católicos e protestantes é um dos objectivos do congresso ecuménico que decorre em Fátima, entre hoje e sábado, e que contará com a participação de diversos palestrantes evangélicos.

"Do sacrifício de Cristo à dimensão sacrificial da existência cristã" é o tema do congresso, organizado pelo Santuário de Fátima, que decorre nos dias que antecedem a primeira peregrinação internacional de 2001. O secretário-geral do congresso, Anacleto de Oliveira, já se confessou "surpreendido" com a adesão dos palestrantes evangélicos à iniciativa, ao contrário do que aconteceu com teólogos ortodoxos, que "não demonstraram tanto interesse". "A adesão dos protestantes excedeu todas as expectativas", reconheceu Anacleto de Oliveira à Agência Lusa, sublinhando que as atenções vão estar dirigidas para o debate teológico entre os católicos e luteranos, nomeadamente nas áreas que mais têm dividido as duas igrejas. "A questão da justificação e da redenção são temas que vão estar em debate, já que cada igreja tem conceitos diferentes", afirmou este professor de Ciências Bíblicas no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra da Universidade Católica. "A colaboração e o diálogo ecuménico são fundamentais para a evolução do cristianismo nos dias de hoje", afirmou o teólogo, notando que as principais diferenças entre o catolicismo e o protestantismo "são mais ao nível das bases e nos dogmas populares e não tanto no que diz respeito à investigação teológica". O facto dos católicos terem uma devoção especial a Maria, ao contrário dos protestantes, não impede o diálogo, destacou Anacleto de Oliveira, considerando que a adesão dos evangélicos ao congresso foi "ainda mais formidável, tendo em conta que a iniciativa se realiza num santuário mariano". No seu entender, o culto mariológico em Fátima "não impede o diálogo ecuménico, já que as diferenças entre os protestantes e católicos são ultrapassáveis".

Sacrifício

A conferência de abertura dos trabalhos do congresso vai caber ao luterano Wohlfhart Pannemberg, da Universidade de Munique, que irá abordar a relação entre a morte e o pecado. Além do debate ecuménico entre igrejas, o congresso vai tratar o sofrimento como uma das facetas principais do cristianismo e o sacrifício como uma "depuração do ser humano em direcção a Deus". A imagem de Fátima está associada à expiação dos pecados através de peregrinações a pé ou outros sacrifícios, explicou o secretário-geral do congresso, pelo que "o debate sobre a importância do sacrifício na redenção e salvação do homem faz todo o sentido que seja num encontro promovido pelo Santuário". A organização estima a participação de 300 congressistas, "um número um pouco aquém do esperado", confessou Anacleto de Oliveira.

Fonte CM