Papa João Paulo II a caminho do altar
2005-06-30 21:53:03

À imagem do que João Paulo II fez no caso da Madre Teresa de Calcutá, Bento XVI decidiu antecipar a abertura do processo de beatificação do falecido Papa polaco, cuja cerimónia oficial teve lugar ontem na Basílica de S. João de Latrão, em Roma.

A sessão, presidida pelo Vigário romano, cardeal Camillo Ruini, marcou a abertura do inquérito diocesano sobre as virtudes e fama de santidade de João Paulo II e a constituição do tribunal que apreciará o caso.

Quando estiver concluído na sua fase diocesana, o processo será enviado para a Congregação para a Causa dos Santos, que o analisará em termos médicos e teológicos, antes de o submeter à ratificação do Papa.

D. José Saraiva Martins, prefeito da Congregação, disse ao Correio da Manhã que “não se pode falar em datas” e que um processo destes “tanto pode demorar três como dez ou 30 anos”.

“Só Deus é que sabe”, disse o cardeal português, sublinhando que “a única excepção, que pode ser autorizada pelo Santo Padre, é antecipar o início do processo. De resto, tal como os outros, tem de percorrer todos os trâmites”.

ESCRITOS PODEM ATRASAR O PROCESSO DOCUMENTAÇÃO

Um dos aspectos que pode demorar o processo é a muita documentação que há para analisar. São mais de cem mil páginas de texto. Recorde-se que o processo de beatificação de João XXIII, o ‘Papa Bom’, demorou 35 anos.

DE BEATO A SANTO

A Primeira decisão do Vaticano, quando o processo lá chegar, é declarar João Paulo II Venerável. Nessa altura, inicia-se o processo de beatificação. Uma vez declarado beato, logo que surja um milagre pode seguir-se a canonização.

Fonte CM