Compêndio do Catecismo é um instrumento de trabalho
2005-06-30 21:47:14

O lançamento do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, que ontem teve lugar no Vaticano, gerou uma onda de interesse sobre a nova exposição do essencial da doutrina e da moral católicas.

Para o presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé e Ecumenismo da CEP, D. António Marto, estamos na presença de “uma síntese que torna mais acessível ao público, que quer fazer uma leitura mais rápida, as verdades essenciais da fé proclamada, vivida, celebrada e rezada”.

D. António Marto considera que o esquema de perguntas/respostas é útil como “auxílio mnemónico” e para “suscitar a curiosidade”, desafiando os católicos a entenderem as questões como “uma pergunta de Cristo a quem lê”.

“A minha primeira impressão é muito positiva, em relação à linguagem, à capacidade de síntese e, para quem não tem tempo de ler o grande Catecismo, é uma oportunidade para conhecer o essencial dos conteúdos da fé”, explica à Agência ECCLESIA.

O Bispo de Viseu assinala que estamos na presença de um “instrumento de auxílio” para o trabalho de Evangelização, lembrando que “não se pode ficar pelo Catecismo, são necessários momentos de aprofundamento do que lá está”.

Sobre as várias reacções que a publicação do Compêndio provocou, o prelado apresta-se a sublinhar que “o Catecismo não é tudo”. “O livro primeiro dos cristãos é a Bíblia, que é a Palavra de Deus. O Catecismo é sempre um instrumento, não substitui a adesão pessoa, o aprofundamento da fé”, assevera.

Exemplos de perguntas e respostas do «Compêndio»

3. Como é possível conhecer Deus só com a luz da razão?

Partindo da criação, ou seja, do mundo e da pessoa humana, do homem, o homem, só com a razão, pode conhecer Deus com certeza, como origem e fim do universo e como sumo bem, verdade e beleza infinita.

23. Que unidade existe entre o Antigo e o Novo Testamento?

A Escritura é uma, pois única é a Palavra de Deus, único é o projecto salvífico de Deus, única a inspiração divina de ambos Testamentos. O Antigo Testamento prepara o Novo e o Novo leva a cumprimento o Antigo: os dois se iluminam mutuamente.

32. Como considerar os cristãos não-católicos?

Nas Igrejas e comunidades eclesiais que se afastaram da plena comunhão da Igreja Católica encontram-se muitos elementos de santificação e de verdade. Todos estes bens procedem de Cristo e tendem para a unidade católica. Os membros destas Igrejas e comunidades estão incorporados a Cristo pelo Baptismo: por isso, nós os reconhecemos como irmãos.

171. Que significa a afirmação: «Fora da Igreja não há salvação»?

Significa que toda a salvação procede de Cristo-Cabeça por meio da Igreja, que é o seu Corpo. Portanto, não pode se salvar quem, conhecendo a Igreja como fundada por Cristo e necessária para a salvação, não entre nela e não persevere.

Ao mesmo tempo, graças a Cristo e à sua Igreja, podem alcançar a salvação eterna os que, sem culpa, ignoram o Evangelho de Cristo e a sua Igreja, mas buscam sinceramente a Deus e, sob o influxo da graça, se esforçam por realizar a sua vontade conhecida através dos ditames da sua consciência.

471. Porquê deve a sociedade proteger qualquer embrião?

O direito inalienável à vida de todo indivíduo humano, desde a sua concepção, é um elemento constitutivo da sociedade civil e da sua legislação. Quando o Estado não põe a sua força ao serviço dos direitos de todos, e em particular dos fracos, entre os quais se encontram os concebidos ainda não nascidos, minam-se os próprios fundamentos de um Estado de direito.

482. Que requer a paz no mundo?

Requer a justa distribuição e a tutela dos bens das pessoas, a livre comunicação entre os seres humanos, o respeito da dignidade das pessoas e os povos, a assídua prática da justiça e da fraternidade.

502. Quais são as ofensas à dignidade do matrimónio?

São: o adultério, o divórcio, a poligamia, o incesto, a união livre (convivência, concubinato), o acto sexual antes ou fora do matrimónio.

514. A que tipo de trabalho tem direito qualquer pessoa?

O acesso a um trabalho seguro e honesto deve estar aberto a todos, sem injusta discriminação, no respeito da livre iniciativa económica e de uma retribuição justa.

533. Qual é o maior desejo do homem?

O maior desejo do homem é ver Deus. Este é o grito de todo o seu ser. «Quero ver Deus!». O homem realiza a sua autêntica e plena felicidade na visão e na beatitude daquele que o criou por amor e o atrai para si com o seu amor infinito.

Fonte: Agência Zenit