paroquias.org
 

Notícias






Patriarcado Vai Explorar Estacionamento no Alto do Parque
2001-05-08 23:30:05

A zona do Alto do Parque Eduardo VII, em Lisboa, para onde chegou a estar prevista a construção de uma grande basílica vai, afinal, receber um parque de estacionamento subterrâneo.

O arranjo à superfície ficará a cargo do arquitecto paisagista Ribeiro Telles, que projectou o jardim ali mesmo ao lado.

"Quem vai explorar o parque de estacionamento e ter os rendimentos é o Patriarcado", disse o presidente da Câmara de Lisboa, João Soares, explicando que "o direito de superfície cedido vai ser transformado em direito de superfície em subsolo".

"Além disso, a câmara vai atribuir ao Patriarcado o direito de superfície para a construção de uma basílica noutro local da cidade", ainda não definido, acrescentou. Segundo fonte do patriarcado, o Alto do Parque foi há muito tempo considerado um local "inadequado" para o templo, estando neste momento a ser dada toda a atenção à busca de outro sítio na cidade para o mesmo fim, de preferência "numa zona bastante populacional".

De acordo com a autarquia, o parque de estacionamento, orçado em 660 mil contos, terá 400 lugares, dois pisos e duas entradas, uma pela Rua Marquês da Fronteira, outra pela Alameda Cardeal Cerejeira. O projecto foi entregue ao gabinete de arquitectura Baptista de Magalhães.

Quanto ao arranjo de superfície, o projecto está, segundo Ribeiro Telles, já pronto."Vai ser um jardim para determinadas actividades, como a instalação de um circo no Natal ou de exposições ao ar livre, circundado por vegetação e árvores, com futura ligação ao restaurante panorâmico que será construído, e cuja plataforma já lá está", explicou o arquitecto paisagista.

Será um restaurante de dois pisos, um dos quais de luxo, que não deverá estar pronto antes do Outono de 2002. Já a cafetaria do jardim tem inauguração marcada para o próximo dia 15 de Maio. Com algum receio de "começar sozinho" numa zona associada à prostituição e aos assaltos do Parque Eduardo VII, o seu proprietário, João Machado, dono de outros restaurantes na cidade, adianta que primeiro abrirá apenas durante o dia, embora no Verão possa vir a abrir à noite.

Para João Machado, a abertura em Novembro do Corte Inglés, em S. Sebastião da Pedreira, também vai dar novo alento àquela área, até porque a passagem entre o jardim e o estabelecimento comercial vai ser facilitada através de uma ponte verde sobre a Rua Sidónio Pais.

O secretário-geral do Metropolitano de Lisboa, Nuno Soares, disse que, no âmbito do plano de expansão da rede do metro até 2004, há já "uma decisão firme" de prolongar a linha vermelha que sai da estação da Alameda até S. Sebastião. "O prolongamento daquela estação até Campo de Ourique ainda está em fase de estudo", referiu.

Quanto à segurança na zona, o director comercial da sociedade proprietária da roda gigante que ali foi instalada diz não ter razões de queixa. De qualquer forma, a roda "só permanecerá ali até às festas da cidade, altura em que regressará à Feira Popular", declarou. Na opinião do subcomissário da PSP Hipólito Cunha, que esteve 20 anos na 3ª Divisão da PSP, "a prostituição masculina tem diminuído e mudado para outras zonas".

O jardim do Alto do Parque faz parte do chamado Corredor Verde de Lisboa, um percurso arborizado para peões e ciclistas que deverá no futuro estender-se até Monsanto, passando pelo Palácio da Justiça, pelos jardins de Campolide e pela Quinta José Pinto, também em Campolide.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia