Internet ajuda causa de beatificação de João Paulo II
2005-06-22 21:50:07

A Internet foi colocada ao serviço da causa de beatificação de João Paulo II, permitindo aos fiéis de todo o mundo apresentar testemunhos que considerem úteis sobre a vida, virtudes e fama de santidade do Papa polaco, anunciou a Rádio Vaticano.

O Pe. Slawomir Oder, postulador da causa, pediu que seja comunicada à diocese de Roma toda a documentação susceptível de ser incluída no inquérito. O postulador terá a tarefa de recolher os documentos e preparar uma lista das testemunhas que atestem as virtudes heróicas de João Paulo II.

O site vicariatusurbis.org irá tornar públicas as “graças recebidas” por intermédio de João Paulo II e outras rubricas sobre os encontros com este Papa.

O dossier de beatificação conta já com 635 documentos, incluindo os inúmeros escritos de Karol Wojtyla. O proponente da causa de beatificação é o Vicariato de Roma, a diocese de João Paulo II.

Bento XVI anunciou no passado dia 13 de Maio a abertura deste processo, apenas 42 dias após a morte do seu predecessor. Apesar da dispensa do tempo de espera de cinco anos, o Cardeal Saraiva Martins, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, explicou à Agência ECCLESIA que o processo de João Paulo II seguirá, a partir de agora, “todas as normas canónicas”.

“A dispensa refere-se apenas ao tempo de espera, não comporta a dispensa do processo, que seguirá as regras prescritas pelo Direito Canónico”, apontou.

O processo de beatificação do Papa Wojtyla será oficialmente aberto a 28 de Junho.

"No próximo dia 28 de Junho às sete da tarde (18h00 de Lisboa), na Basílica de São João de Latrão, abriremos oficialmente a causa de beatificação e canonização do nosso amantíssimo Bispo e Papa João Paulo II", anunciou o Cardeal Camillo Ruini, vigário do Papa para a diocese de Roma.

No final de Maio, o Cardeal Ruini promulgou um édito em que se pede aos fiéis que comuniquem todas as notícias que sirvam para avaliar a santidade de João Paulo II. O édito, publicado na edição italiana do “L’Osservatore Romano”, pede também que se entregue cópia de todos os escritos de Karol Wojtyla, em particular aqueles que não foram impressos. Mais tarde, o processo exigirá o reconhecimento de um milagre obtido por intercessão de João Paulo II e ocorrido após a sua morte.

O édito, após anunciar o início formal da causa de beatificação e de canonização, convida todos os fiéis “a comunicar directamente ou a fazer chegar ao Tribunal Diocesano do Vicariato de Roma (Plaza San Giovanni in Laterano, 6 – 00184 Roma) todas as notícias das quais se possam deduzir elementos favoráveis ou contrários à fama de santidade de João Paulo II”.

O édito vai estar exposto dois meses nas portas do Vicariato de Roma e na Cúria diocesana de Cracóvia (Polónia).