paroquias.org
 

Notícias






Secretariado de Informações do Santuário de Fátima
2001-05-08 17:11:56

Boletim Informativo



12 e 13 de Maio

Notas biográficas do presidente da Concelebração Eucarística da Peregrinação Aniversária de 12 e 13 de Maio de 2001.

D. Antonio María Rouco Varela, Cardeal - Arcebispo de Madrid, nasceu em Vilalba, diocese de Mondoñedo - Ferrol a 24 de Agosto de 1936. Recebeu a ordenação presbiteral a 28 de Março de 1959 e foi ordenado bispo titular de Gergi a 31 de Outubro de 1976. Em 1984 foi promovido para Santiago de Compostela, sendo transferido para Madrid a 28 de Julho de 1994. Recebeu o barrete cardinalício das mãos de João Paulo II no Consistório de 21 de Fevereiro de 1998 com o título de S. Lourenço de Damasco.


Programa da Peregrinação Internacional Aniversária
de 12 e 13 de Maio

Presidida por Sua Eminência o Sr. D. Antonio María Rouco Varela, Cardeal - Arcebispo de Madrid

Tema: «Terceiro Milénio: Só a Deus adorarás» (Deut. 6, 13)

Dia 11 – Peregrinos a Pé
15h00 – Encontro, no salão da Casa de Retiros de Nª Sª das Dores (junto ao Posto de Socorros).
18h30 – Missa, na Basílica.

Dia 12 – De manhã
Missas, em português, na Basílica: 07h30, 09h00, 11h00, 12h30.
08h30 – Via Sacra, aos Valinhos, partindo da Capelinha e terminando na Capela do Calvário Húngaro, com a Eucaristia. (Pedimos aos grupos que se abstenham de fazer via-sacra própria, entre as 08h30 e as 10h00, para não perturbar a oficial).

Missas em línguas, na Capelinha:
07h30 – Deutsch (Alemão)
08h30 – English (Inglês)
09h30 – Français (Francês)
10h30 – Español (Espanhol)
11h30 – Nederlands (Neerdelandês)
12h30 – Italiano (Italiano)
13h30 – Po Polsku (Polaco)

Dia 12 – De tarde
15h00 – Missa, na Basílica.
16h30 – Missa com a participação dos doentes, na Colunata Norte, e Procissão Eucarística.
18h30 – Início Oficial da Peregrinação, na Capelinha.
21h30 – Bênção solene das velas e Terço, na Capelinha, seguindo-se a Procissão de Velas.
22h30 – Eucaristia, no Altar do Recinto.

Dia 13 – Noite de Vigília
00h00 às 02h00 – Adoração ao Santíssimo Sacramento.
02h00 às 03h30 – Via sacra.
03h30 às 04h30 – Celebração Mariana.
04h30 às 05h30 – Missa.
05h30 às 07h00 – Adoração com Laudes do Santíssimo Sacramento.
07h00 – Procissão Eucarística.

09h15 – Terço, na Capelinha.
10h00 – Procissão, Eucaristia, Bênção dos Doentes, Consagração e Adeus.




Peregrinação Mãe Clara trouxe mais de 3000 amigos a Fátima
«Fazer o Bem onde há o Bem a fazer» foi mote da jornada


A Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras esteve novamente em festa. Em Fátima, no Centro Pastoral Paulo VI, mais de 3000 pessoas comemoraram o 125º aniversário da Aprovação Pontifica desta instituição. Teatro, música, dança e muita animação complementaram as cerimónias religiosas vividas sábado passado e presididas pelo presidente da Família Fransiscana Portuguesa, Padre José Neves.


Mais de 3000 pessoas, de todo o país, peregrinaram até Fátima para participar na festa anual da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras. Com o tema «Mãe Clara, um desafio à Santidade», a festa pretendeu dar a conhecer o modelo cristão que foi Mãe Clara, fundadora da congregação, e convidar os presentes a seguir as suas pegadas fazendo «o Bem onde há o Bem a fazer».
«Chegou a nossa vez» de seguir as pegadas da fundadora, de «oferecer ao mundo de hoje a hospitalidade em gestos de acolhimento e de bem fazer», refere a Irmã Maria Amélia ao explicar que é intenção desta instituição não deixar o exemplo de Mãe Clara sem seguimento, sem continuação. É intenção deste encontro deixar passar o testemunho de que é urgente ter «a audácia de viver uma vida comprometida com a história do seu tempo». Mãe Clara teve uma vida que marcou a história, mas sobretudo que «apontou novos rumos de hospitalidade que todos devemos seguir no trabalho, na família, na escola, no café...».

Este encontro nacional foi mais um ponto alto na caminhada que a congregação vem fazendo no sentido de dar a conhecer a vida e obra de Mãe Clara, cujo processo de Canonização está a decorrer na Congregação da Causa dos Santos, em Roma.
Os momentos festivos decorreram no Centro Pastoral Paulo VI, no passado sábado. A manhã foi dedicada a momentos culturais (teatro, dança, música...). A cerimónia eucarística da tarde também contou com uma animação especialmente preparada para a ocasião.



Peregrinação Internacional Aniversária de Maio
Plano de Operação Fátima 2001

A Operação Fátima 2001 entra em acção a partir das 10 horas do próximo dia 11. Estarão envolvidas um vasto conjunto de entidades que têm como principal missão zelar pela segurança e bem estar dos milhares de peregrinos durante a sua deslocação e estadia em Fátima em mais uma Peregrinação Internacional Aniversária de Maio. Coordenada ao mais alto nível pelo Governador Civil do Distrito de Santarém a Operação visa também facilitar a vida aos residentes em Fátima.

Em termos de meios, humanos e materiais, vão estar envolvidos:
- Vinte e dois médicos, trinta enfermeiros e trinta administrativos da Unidade de Saúde do Santuário de Fátima;
- Dez médicos, oito enfermeiros e seis administrativos do Centro de Saúde de Ourém;
- Doze médicos, doze enfermeiros e dez técnicos da Unidade de Saúde da Protecção Civil;
- Um helicóptero, 1 viatura médica, quatro médicos, um enfermeiro e cinco operações de comunicações do INEM.
- Vão estar em alerta as Urgências dos Hospitais de Santarém, Torres Novas, Tomar e Abrantes e haverá reforço no serviço de Urgências do Hospital de Santo André, em Leiria.


- Cento e trinta e cinco bombeiros, 22 ambulâncias, cinco prontos-socorros, uma auto-escada, dois auto-tanques, duas viaturas de desencarceramento, cinco auto-comandos, dois grupos de motas com socorristas, nove postos fixos de socorro de saúde são os meios envolvidos por parte dos bombeiros.
- A Segurança Social terá nesta Operação vinte técnicos de serviço social e três viaturas.
- Em termos de forças de segurança, o Serviço Nacional de Protecção Civil terá em Fátima um helicóptero de reconhecimento e um Centro de Operações Avançado (a localizar junto ao Posto da PSP de Fátima).
- A Polícia de Segurança Pública - PSP encaminhará para a cidade noventa elementos do Comando distrital de Santarém, sessenta do Corpo de Intervenção e cinquenta viaturas ligeiras e motociclos.
- A Guarda Nacional Republicana – GNR terá envolvidos 180 elementos e dez viaturas ligeiras, sendo que a GNR-BT terá 200 elementos e 100 viaturas por conta desta Operação.


Assistência Social

Vai manter-se durante esta peregrinação o serviço iniciado na Operação Fátima 2000: o Centro de Acolhimento a Pessoas Perdidas, a funcionar junto do Centro de Santo António, ao cimo do Recinto de Oração do Santuário, mantendo-se portanto a presença neste local de pessoal técnico especializado. Haverá um espaço próprio com brinquedos para as crianças, alimentação e todo o apoio para reencaminhar as pessoas perdidas aos seus destinos.
Neste serviço vai estar a funcionar o número verde 800 204 245.
Refira-se ainda que durante a peregrinação internacional de Maio do ano 2000, que contou a presença do Santo Padre, perderam-se, nos dias 12 e 13, 289 pessoas.
Aos peregrinos em geral será assegurado todo um sistema e localização dos vários serviços ao dispor. Para o efeito, serão distribuídos até ao dia 12 cem mil folhetos com instruções, estando ainda assegurado todo um sistema intenso de informação e acompanhamento, por forma a evitar demoras no trânsito.


Saúde

Em termos de saúde, a Operação Fátima 2001 actuará em três níveis:
1.º nível - Vinte postos de Bombeiros vão estar operacionais nos acessos a Fátima, num raio de abrangência de 15 quilómetros, essencialmente para acompanhamento dos peregrinos a pé.
2.º nível – Irá funcionar a rede hospitalar local, isto é, o Posto-de-Socorro do Santuário e o Hospital de Campanha da Protecção Civil (junto ao posto da PSP).
3.º nível – Cinco hospitais distritais da região – Santarém, Abrantes, Tomar, Torres Novas e Leiria - vão estar de prevenção, para qualquer emergência de grande dimensão, nomeadamente eventuais acidentes em cadeira, intoxicação alimentar e situações de pânico colectivo.

Parqueamento na Cova da Iria

A vasta equipa ligada à Operação Fátima 2001 considera “fundamental” a gestão dos parques dentro do núcleo urbano de Fátima para a retirada das viaturas das estradas.
Os autocarros serão encaminhados para os parques 2, 11, 12 e 13, podendo ainda ser utilizado o parque 18 com transferes assegurados para a Rotunda Sul.
Os parques vão estar sob vigilância que procurará garantir a segurança dos peregrinos e das viaturas, terão a funcionar WC’S e contarão com a presença de bombeiros.
Apenas é permitida a subida e descida de passageiros dos autocarros nos parques de estacionamento.
“Se conseguirmos evitar a paragem do tráfego na circular de sentido único da cidade, o que dependerá muito da resposta do parqueamento, tornar-se-á mais fácil retirar o trânsito da A1”, referem os responsáveis por este programa, que considera como “1.ª prioridade” o acesso a Fátima.

Medidas preventivas

A direcção de toda esta operação é assumida pelo Governador Civil de Santarém, Carlos Cunha, coadjuvado pelo Chefe da Delegação Distrital do Serviço Nacional de Protecção Civil.
Entre as medidas preventivas apontadas por este responsável estão vários conselhos aos peregrinos, nomeadamente:
- Que as pessoas cheguem cedo ao local
- Tenham paciência para esperar com calma
- Respeitem os conselhos dos folhetos a distribuir
- Não queiram sair todos ao mesmo tempo
- Sempre que necessário respeitem a fila de veículos ou de pessoas.


**********************************************************************

Dois novos órgãos para o Santuário de Fátima

Foi decidido substituir os antigos órgãos da Capelinha e do Recinto, por manifesta deficiência do sistema electro-pneumático, completamente ultrapassado, por outros de transmissão mecânica, muito mais fiáveis e duma sensibilidade musical incomparável.

O órgão da Capelinha foi construído pelo Organeiro Gerhard Grenzing de Barcelona (Espanha). Conta 12 registos e dispõe de dois teclados manuais e pedaleira. Dedicado quase exclusivamente ao acompanhamento das celebrações, permitiria, entretanto, graças aos seus timbres particularmente cuidados, a interpretação de peças de repertório sacro num enquadramento litúrgico.
O órgão do Recinto, destinado em primeiro lugar às celebrações dominicais desde a Páscoa à Festa de Todos-os-Santos e às Peregrinações aniversárias, será também utilizado pela classe de órgão da Escola de Música do Santuário, a fim de formar nas melhores condições jovens organistas que poderão estar preparados também para o serviço de órgão na Liturgia.
Construído por Yves Koening de Sarre-Union (França), conta 20 registos, repartidos por 2 teclados manuais e pedaleira. A sua composição permitirá o acompanhamento das grandes celebrações nas melhores condições, particularmente dos coros, numa sala inteiramente renovada e ampliada, que fornece condições técnicas e acústicas de alto nível. Este órgão tem possibilidades sonoras muito amplas em relação com o número de jogos, permitindo a interpretação dum largo repertório.
Estes dois órgãos, de alta qualidade de fabricação e harmonização, ajudam a criar um clima de oração neste lugar.
São inaugurados e entram em serviço por ocasião da Peregrinação Aniversária de 12 e 13 de Maio.

Nicolas ROGER, organista titular e Professor de órgão do Santuário de Fátima





voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia