Vaticano: Bento XVI critica marginalização do cristianismo na Europa
2005-06-02 22:55:35

No encontro que manteve ontem com a Conferência Episcopal Italiana (CEI) o Papa Bento XVI pediu aos prelados que fossem capazes de iluminar os desafios da actualidade e apelou aos católicos para «testemunhar a presença de Cristo na vida quotidiana».

Segundo a agência Ecclesia, o Papa criticou o racionalismo por pretender excluir o cristianismo das sociedades europeias, sublinhando a presença essencial da Igreja na Europa. Bento XVI apoiou as posições da CEI em relação ao próximo referendo que se vai realizar em Itália sobre fecundação assistida. Os bispos italianos defenderam a abstenção dos católicos, para que o referendo não seja considerado válido (em caso de abstenção de 50% dos eleitores). Bento XVI afirmou que esta posição promove a «sacralidade da vida humana» e que «não é pelos interesses dos católicos, mas pelo homem».Também ontem o presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos propôs um sínodo de reconciliação a ortodoxos para que, em conjunto com a Igreja Protestante, se forme «uma aliança a favor da redescoberta das raízes cristãs da Europa». Nas palavras do Cardeal Kasper, esta seria uma aliança «em favor dos valores comuns e de uma cultura da vida, da dignidade da pessoa, da solidariedade e da justiça social, pela paz e pela salvaguarda da criação».O cardeal alemão propôs que este sínodo se realizasse em Bari, depois do sínodo de 1098, realizado na mesma cidade, símbolo do encontro entre Ocidente e Oriente.

«Estou profundamente convencido que, depois dos grandes esforços e dos importantes passos de João Paulo II, o novo Papa Bento XVI aplane e abra o caminho para uma perspectiva assim», acrescentou o Cardeal Kasper.

Departamento de Informação da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre David Silva - info@fundacao-ais.pt