paroquias.org
 

Notícias






Santarém prepara congresso sobre o Divino EspíritoSanto
2005-05-23 13:30:35

Santarém vai acolher, de 26 a 28 deste mês, um congresso internacional dedicado à temática do Divino Espírito Santo. A iniciativa pretende esclarecer se a cidade escalabitana foi o centro difusor deste culto e aprofundar o conhecimento sobre a sua implantação em várias comunidades de origem portuguesa espalhadas pelo Mundo.

Em foco estará, também, o livro "Devoção e Poder nas Festas do Espírito Santo", que se debruça sobre a importância deste culto no Ribatejo e foi recentemente lançado pelo antropólogo Aurélio Lopes. Um contacto com a autarquia para patrocinar este livro foi, aliás, o motivo que fez surgir a ideia de promover um encontro que dê visibilidade a esta temática e difunda a forte ligação que tem a Santarém. Alguns especialistas acreditam que terá sido nesta cidade que se aprofundou o culto do Espírito Santo e que foi a partir dela que se começou a espalhar pelo mundo. Luís Mata, um técnico de história da autarquia, abordou, também, o tema na sua tese de mestrado.

O culto do Espírito Santo - segundo o Antigo e o Novo Testamento, o espírito é a força de Deus, de onde nasce o amor - expandiu-se por vários pontos do globo com a colonização e a emigração portuguesas. Tem fortes raízes no arquipélago dos Açores e em países como o Brasil e os Estados Unidos.

Intitulado "O Divino Espírito Santo: a história e a festa", o congresso pretende congregar todas as comunidades ligadas ao culto do Espírito Santo (portuguesas e estrangeiras), proporcionar aos especialistas a possibilidade de debater interdisciplinarmente toda a envolvência deste culto e reunir investigadores.

Este congresso internacional realizar-se-á no Paço Episcopal de Santarém e incluirá intervenções do Bispo D. Manuel Pelino (abordará o mistério trinitário), de Roberto Carneiro (falará da solidariedade nas festas do Espírito Santo) e do cónego António Rego (com uma intervenção sobre a igreja e o culto do Espírito Santo). Participam, ainda, vários investigadores universitários e representantes de comunidades portuguesas radicadas no Brasil, Canadá e Estados Unidos e de casas açorianas.

O programa do primeiro dia do congresso integra, ainda, a inauguração de uma exposição de esculturas do Espírito Santo, Procissão do Corpo de Deus e uma noite de música açoreana. Na sexta-feira, dia 27, para além das intervenções do congresso, haverá uma visita guiada a Santarém e uma projecção do documentário de Carlos Brandão Lucas sobre as festas do Espírito Santo nos Açores. O evento culmina, no dia 28, com um concerto de Carlos Alberto Moniz a realizar no Teatro Sá da Bandeira.

No seu recente livro "Devoção e Poder nas Festas do Espírito Santo", o antropólogo Aurélio Lopes defende que as festividades do Espírito Santo marcaram fortemente o território português e as colónias até ao século XVI e lembra que ainda hoje proliferam, sobretudo nos Açores, no Brasil e nas áreas da América de tradicional emigração açoriana. Nos séculos seguintes, a inquisição contribuiu para a transformação e o desaparecimento de algumas destas manifestações religiosas, que, apesar disso, sobreviveram em alguns pontos do país.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia