Peregrinos pagam apoio para cumprir promessas
2005-05-13 21:42:55

As orações embalam o espírito quando os peregrinos contornam a igreja da Caranguejeira (Leiria) e concluem a etapa do dia. Teresa Leite, de 28 anos, vem agradecer pela saúde da filha de seis anos. No local de descanso pré-determinado, tem à sua espera uma cadeira de campismo.

A refeição não tarda, mais tarde vai descansar. Não precisa de se preocupar com nada, a organização trata de tudo. No regresso fazem-se as contas, entre 70 a 100 euros pela peregrinação.

Ir a Fátima a pé é uma promessa cada vez mais ligada às equipas que ajudam os fiéis a entregar o corpo ao sacrifício, em troca de alguns euros. No grupo de Teresa Leite, oriundo de Figueiró (Amarante, Porto), há 112 peregrinos que mobilizam 35 pessoas e 12 veículos no apoio, incluindo uma ambulância e pessoal médico. A organização é do Movimento da Mensagem de Fátima, onde o preço dos 253 quilómetros de caminhada não é novidade. “É difícil, sofre-se muito e a parte psicológica é muito importante”, diz o coordenador Fernando Silva.

Nem sempre estes dias decorrem sem sobressalto. Menos organizado, outro grupo vem de Oliveira de Azeméis e deverá gastar “entre 200 a 250 euros por pessoa”, dormindo e comendo em residenciais e restaurantes. “Todos se aproveitam da passagem dos peregrinos”, diz Reinaldo Teixeira, queixando-se dos preços. A seu lado, a filha recorda que no caminho até Fátima já dormiu num curral com 50 pessoas, pagando 10 euros pela noite.

Abílio Ferreira, de Canidelo, Gaia, também se envolveu no apoio aos peregrinos. Tem 18 a seu cargo. “É uma maneira de agradecer pela vida que tenho”, explica. O percurso e as dormidas são planeados de ano para ano. No carro de apoio há água, sumos, fruta, medicamentos. E força moral. A peregrinação custará, por pessoa, “uma média de 100 euros”.

LOGÍSTICA PREPARADA COM ANTECEDÊNCIA

INSCRIÇÕES

O grupo de Fernando Silva, de Figueiró, Amarante, começou em Janeiro a aceitar inscrições para a peregrinação. Há um autocarro pronto para o regresso. O pessoal de apoio inclui médicos, enfermeiros, massagistas e cozinheiras. É celebrada missa todos os finais de tarde.

RETAGUARDA

Nos 12 carros de apoio trazidos de Amarante há comida, colchões, água, roupa, utensílios de cozinha e uma cadeira de campismo por peregrino. O objectivo é que não seja preciso comprar nem o café. O grupo dormiu quatro noites em gimnodesportivos com balneários.

EQUIPAMENTO

O equipamento do peregrino é composto por um colete reflector, um boné, calçado de sola dura e um número acima do pé, cremes para evitar o cieiro e as queimaduras de pele, garrafa de água e roupas de cor clara. As orações colectivas fortalecem o espírito.

Fonte CM