paroquias.org
 

Notícias






Salvo por oficial soviético
2001-05-06 20:45:25

O pontificado de João Paulo II nunca teria existido se um oficial soviético não tivesse poupado a vida a Karol Wojtyla, um jovem seminarista que o ajudara a traduzir livros sobre a queda do Império Romano.


Este episódio da vida do Papa, até agora inédito, foi narrado ao semanário italiano "Famiglia Cristiana" pelo próprio protagonista, o major Vasilyi Sirotenko, que recentemente recebeu uma carta de João Paulo II por ocasião do seu 85.º aniversário. Sirotenko, professor de História Medieval, participou na tomada de Cracóvia aos alemães, a 17 de Janeiro de 1945. No dia seguinte, era um dos homens que se apoderaram de uma mina onde 80 polacos cumpriam trabalhos forçados, entre os quais 18 seminaristas.
O Exército Vermelho, à medida que derrotava os alemães, saqueava tudo o que podia, mas o principal interesse de Sirotenko eram os livros. Karol, conhecedor de Latim e Italiano, mas também fluente em Russo, passou a traduzir-lhe documentos e tornaram-se amigos. Graças a isso, os seminaristas da mina escaparam à deportação para a Sibéria, de onde nunca mais regressariam, conforme Estaline tinha determinado.

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia