paroquias.org
 

Notícias






Bento XVI pode visitar Fátima no próximo ano
2005-04-24 10:44:03

O Papa Bento XVI pode visitar Portugal em Maio de 2006, para presidir à cerimónia de canonização dos pastorinhos de Fátima, Jacinta e Francisco, beatificados há cinco anos por João Paulo II.

O cardeal D. José Saraiva Martins, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, afirmou ontem ao Correio da Manhã que, “se não houver entreves de maior”, o processo de canonização dos dois videntes deverá estar concluído em finais deste ano ou no início do próximo, o que abre portas à primeira viagem de Bento XVI ao nosso país.

“Nesta altura, a cura que se supõe tenha sido miraculosa de um menino que sofria da diabetes está a ser analisada pelos médicos da Congregação. Se o parecer for positivo, sobe à análise dos teólogos e, logo a seguir, ao Colégio dos Cardeais. Findo este processo que, correndo bem pode demorar seis a oito meses, o mesmo é levado depois para aprovação do Papa”, explicou D. Saraiva Martins, sublinhando e recordando que se trata de uma questão “que sempre foi muito acarinhada pela Santa Sé”.

Quanto à ida do Papa a Fátima, o cardeal português acrescentou que “é possível que aconteça” e que tudo fará “para que assim seja”. No entanto, D. Saraiva Martins fez questão de sublinhar que “essas coisas são da exclusiva responsabilidade do Santo Padre”.

Mas, a quase certa permanência de D. José Saraiva Martins à frente da Congregação para a Causa dos Santos, abre boas perspectivas nesse sentido. Aliás, o cardeal, que espera que este Papa continue a celebrar beatificações e canonizações a bom ritmo, “porque há aqui mais de 2200 processos e é preciso dar-lhes saída”, sublinha que o novo Papa “é um grande amigo de Fátima e de Portugal”.

“Repare que foi ele quem, em 1996, presidiu em Fátima à Peregrinação do 13 de Maio, tendo dito, particular e publicamente, que tinha ficado impressionado com a religiosidade e a Fé do povo português”. O prefeito para a Causa dos Santos realçou ainda que foi “Bento XVI, como Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, quem examinou de forma muito aprofundada o Terceiro Segredo de Fátima, contribuindo para a sua publicação há cerca de cinco anos”.

ALEGRIA PARA PORTUGAL

A presença, nos últimos dias, em Roma do padre Luís Kondor, o vice-postulador da causa para a canonização dos Pastorinhos, também indicia que estão a ser dados passos no sentido de “não deixar abrandar” o andamento do processo.

Confrontado com a possibilidade de Bento XVI visitar Portugal no próximo ano, D. Jorge Ortiga, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, afirmou, por seu turno, que “seria uma grande alegria para o País e, muito particularmente, para os católicos portugueses”.

ENTRONIZAÇÃO

«BEIJO DA PAZ»

Às 10h00 locais (menos uma em Lisboa), tem início a Missa solene que assinala o início do Pontificado de Bento XVI. A cerimónia começa com a recitação pelos cardeais da Oração do Senhor. Os prelados expressam a sua homenagem ao novo Papa, recebem o seu abraço e trocam o ‘Beijo da Paz’.

NOVO ANEL E PÁLIO

O Anel do Pescador e o Pálio Petrino que Bento XVI vai receber são diferentes dos anteriores.

Até à data, havia o anel e o selo pontifício; agora os dois vão coincidir. O anel, que o cardeal D. Eduardo Martinez Somalo vai colocar na mão esquerda do papa, reproduz o selo pontifício e tem a imagem de S. Pedro com a barca e as redes. O pálio (estola de lã) que vai ser colocado por cima dos ombros de Bento XVI é também é diferente: mais largo e comprido. Acrescente-se que o pálio tem cruzes vermelhas (a recordar o sangue dos mártires) em vez de negras, e é preso com alfinetes, que simbolizam os cravos da Cruz.

CORDEIROS BRANCOS

O pálio é feito com a lã de dois cordeiros brancos benzidos na cerimónia litúrgica anual, no passado dia 21 de Janeiro, dedicada a S. Inês. Nessa cerimónia, refira-se, um dos cordeiros vai enfeitado com flores brancas (simbolizando a virgindade da Santa), e o outro com flores vermelhas (símbolo do martírio).

LATIM

A Cerimónia de Investidura será conduzida pelo cardeal protodiácono Jorge Medina Estévez. “Abençoado Deus que te escolheu como pastor da Igreja universal, confiando-te com o seu ministério apostólico. Que brilhes durante longo anos de vida terrena até que, quando chamado pelo nosso Senhor, sejas investido com a imortalidade enquanto entras no reino celestial”, dirá o cardeal em latim.

«URBI ET ORBI»

A cerimónia litúrgica, que será longa, terminará com o novo Papa Bento XVI, já investido no Pontificado, a dar a tradicional bênção apostólica, ‘Urbi et Orbi’, à cidade e ao Mundo.

Fonte CM

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia