Um "olhar doce" para as carmelitas
2005-04-21 20:56:51

Primeiro chegou o telefonema de Itália. Depois as imagens da televisão e só então o cântico "Te Deum", de acção de graças a Bento XVI. Na terça-feira, a eleição de Bento XVI levou as 19 monjas do Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, a alterar a rotina pelo Papa que visitara o convento em 1996 para estar a sós com a irmã Lúcia, uma das três videntes de Fátima.

Do outro lado da linha estava uma amiga italiana que habitualmente visita as carmelitas em Coimbra. De imediato, foram convocadas todas as freiras para ver a transmissão televisiva. "Primeiro, vivemos o momento com grande expectativa e logo que apareceu o cardeal Ratzinger ficámos com uma imensa alegria", conta a irmã Maria do Carmo, prioresa na altura em que o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé as visitou. Conhecido o novo Papa, as carmelitas cantaram.

As freiras têm bem presente a visita do cardeal Joseph Ratzinger. "Ele entrou no Carmelo, esperou no locutório e depois esteve a falar a sós com a irmã Lúcia", recorda a irmã Maria do Carmo, que agora já não é prioresa, cargo ocupado em rotatividade de três em três anos, por eleição de voto secreto. As irmãs carmelitas lembram "o olhar penetrante e doce" do cardeal alemão no dia em que ele foi ao convento. "Veio acompanhado por um irmão de sangue e pelo então bispo de Coimbra, D. João Alves, e transmitiu-nos uma mensagem de doutrina segura e de fidelidade ao Evangelho", diz a freira.

A visita de Ratzinger a Coimbra foi rodeada de grande expectativa. Estava ainda por revelar o terceiro segredo de Fátima e não havia sido concedida a beatificação dos pastorinhos, vontade expressa por Lúcia a João Paulo II. Contudo, no final da visita, o enviado do Vaticano nada pormenorizou aos jornalistas sobre o encontro. Enquanto vidente, Lúcia dependia da Congregação para a Doutrina da Fé. "Lúcia trouxe ao mundo a mensagem da Nossa Senhora e o meu encontro com ela foi um acontecimento religioso", disse então o actual chefe da Igreja Católica.

Joseph Ratzinger presidiu depois à missa na capela do Carmelo e pediu aos fiéis, numa mensagem em italiano, que rezassem "pela paz no mundo e para caminharem na estrada de Nossa Senhora de Fátima".

Hoje, as carmelitas, aguardam a beatificação de Lúcia, cuja campa rasa velam durante um ano, até à trasladação para o Santuário.

Fonte DN