Papa quer dar continuidade ao Vaticano II e à obra de João Paulo II
2005-04-20 18:13:57

O novo Papa comprometeu-se hoje a dar continuidade à dinâmica gerada pelo II Concílio do Vaticano, que abriu à Igreja ao mundo, nos passos do seu predecessor.
Bento XVI concelebrou esta manhã um missa solene com os Cardeais, em Latim, na Capela Sixtina, tendo afirmado “com força” a sua vontade de “prosseguir a obra do II Concílio do Vaticano”.

“João Paulo II deixou uma Igreja mais corajosa, mais livre, mais jovem. Uma Igreja que, conforme o seu ensinamento e o seu exemplo, olha com serenidade o passado e não tem medo do futuro”, disse na mensagem pronunciada após a concelebração, que não contou com homilia.
O novo Papa considera que a reconciliação entre os cristãos é o seu “compromisso primário” ao qual se prometeu entregar “sem poupar energias”. Neste âmbito, manifestou a convicção de que não bastam “manifestações de bons sentimentos” nem “o diálogo teológico”, apelando à herança de João Paulo II para defender a “purificação da memória”.
A sua mensagem tocou num ponto sensível para a vida da Igreja, a colegialidade e a relação entre o Papa e os Bispos. Bento XVI vincou que a colegialidade “está ao serviço da Igreja”.