Novo Papa aposta no diálogo com outras religiões
2005-04-20 21:01:27

O alemão Joseph Ratzinger, eleito para suceder a João Paulo II na chefia da Igreja Católica, afirmou esta quarta-feira, durante a primeira missa que presidiu como Papa Bento XVI, estar empenhado em manter o diálogo com as outras religiões defendido pelo seu antecessor.

Outras das prioridades do seu Pontificado serão, segundo fez saber no final da missa a que presidiu esta manhã na Capela Sistina, no Vaticano, o diálogo com os não-crentes e com outras civilizações.

O 265.º Papa da História da Igreja Católica, eleito ontem num dos conclaves mais rápidos de sempre, comprometeu-se ainda a trabalhar sem poupar energias para alcançar “a unidade plena e visível de todos os cristãos”.

Durante a sua intervenção, Bento XVI teceu vários elogios a João Paulo II, salientando que este deixou “uma Igreja mais corajosa, mais livre, mais jovem, que olha com fé para o futuro e com serenidade para o passado”.

“O Papa João Paulo II indicou que o guia para orientação no Terceiro Milénio era o Concílio Vaticano e eu também quero afirmar com firmeza que continuarei a senda traçada pelo Concílio Vaticano II”, sublinhou o novo chefe da Igreja Católica.

Bento XVI anunciou ainda que pretende participar, no próximo mês de Agosto, nas Jornadas Mundiais da Juventude, que serão realizadas na cidade alemã de Colónia.

Fonte CM