Igreja Ortodoxa Grega satisfeita com eleição de Ratzinger
2005-04-19 18:27:53

Um responsável da Igreja Ortodoxa Grega em Portugal congratulou-se esta terça-feira com a eleição de Joseph Ratzinger como novo Papa, que considerou «muito próximo da ortodoxia» e que será a «continuação» do seu antecessor, João Paulo II.

«É com grande satisfação e alegria que acolhemos e saudamos os católicos pela eleição do novo Papa», afirmou à agência Lusa o padre Alexandre Bonito, porta-voz da Igreja Ortodoxa Grega, que em Portugal reúne cerca de 300 mil fiéis, a maioria dos quais imigrantes.
Na opinião do padre Alexandre Bonito, Joseph Ratzinger será um Papa «muito próximo da ortodoxia», que irá «continuar o diálogo ecuménico desenvolvido por João Paulo II e o reforço da união das duas igrejas», a católica e a ortodoxa.

Os ortodoxos gregos veriam com «uma certa apreensão» a eleição de um Papa «que transformasse a Igreja, afastando-a mais da ortodoxia», disse o padre, salientando que Ratzinger «será a continuação de João Paulo II, mais conservador, mantendo alguns princípios mais ortodoxos».

Os cardeais reunidos no conclave desde segunda-feira elegeram Joseph Ratzinger, que adoptou o nome de Bento XVI.

Diário Digital / Lusa