Bispo de Leiria-Fátima elogia escolha de Ratzinger
2005-04-19 18:26:20

O bispo de Leiria-Fátima, D. Serafim Ferreira e Silva, elogiou esta terça-feira a escolha de Joseff Ratzinger como sucessor de João Paulo II, afirmando que o novo Pontífice vai «desenvolver novos campos de acção» para a Igreja Católica.

Em declarações à Agência Lusa, D. Serafim Ferreira e Silva considerou que a abertura ao diálogo inter-religioso encetada por João Paulo II vai manter-se sob a direcção de Ratzinger e salientou que a sua escolha corresponde a uma «lógica de continuidade».
«É um homem que teve muito boa formação teológica e que respeita muito as religiões», afirmou o prelado, que recebeu o até agora presidente da Congregação para a Causa da Fé.

A 13 de Outubro de 1996, o cardeal presidiu às celebrações no Santuário de Fátima e desse momento D. Serafim Ferreira e Silva recorda uma «figura aberta ao espírito» que existe naquele lugar.

«Era um dos nomes da minha lista», afirmou D. Serafim Ferreira e Silva, que destacou as «capacidades intelectuais» do até agora cardeal alemão.

«Será um Papa na linha do seu sucessor» e «vai provavelmente desenvolver alguns aspectos novos da Igreja», no «mundo da cultura e da ética», disse.

«Estou muito esperançado que seja um grande Papa», afirmou, minimizando o facto de Ratizinger ser alemão.

«Na Igreja não há estrangeiros e não há fronteiras», pelo que o eleito será o «Papa de todas as gentes e para todas as gentes», disse.

Diário Digital / Lusa