Cardeal Joseph Ratzinger apela ao combate contra "ditadura do relativismo"
2005-04-18 14:39:27

O responsável do Colégio de Cardeais, e um dos favoritos à sucessão de João Paulo II, o alemão Joseph Ratzinger, apelou ao desenvolvimento de uma fé "mais madura" e à necessidade de combater a nova "ditadura de relativismo" da modernidade, durante a missa que antecede o início do processo de eleição do novo Papa.

"Estamos a avançar para uma ditadura de relativismo que não reconhece nada como certo e que tem como objectivo central o próprio ego e os próprios desejos", afirmou o cardeal, na missa que antecede o conclave, na basílica de São Pedro.

Numa homilia cheia de referências aos princípios fundamentais da Igreja Católica, Ratzinger indiciou que o próximo Papa deve ser alguém que continue - à semelhança de João Paulo II - a seguir os valores tradicionais da Igreja.

Com inúmeras referências litúrgicas e recordando momentos da vida de Cristo - e em particular os seus "combates contra o mal" -, Joseph Ratzinger referiu que o processo de escolha papal não cabe apenas aos cardeais mas também "a todo o povo de Deus".

Afirmando que cabe a todos serem "maduros na sua fé", Ratzinger afirmou que não se deve "ser criança andando ao sabor de ventos das várias correntes e das várias ideologias", destacando, entre outras, o "radicalismo individual" e o "marxismo".

"Todos os dias novas seitas são criadas, tornando verdade os truques dos humanos. Ter uma fé clara, baseada no credo da Igreja, é fundamental, em vez de se deixar andar ao sabor de cada ventania, ou cada sopro", sustentou.

"Ser adulto não significa apenas seguir as modas, significa ter algo mais profundo. Só esta fé pode criar unidade", disse ainda, numa homilia que mereceu os aplausos dos presentes.

No início da cerimónia, o cardeal Joseph Ratzinger pediu: "Dai-nos um Papa que seja aceitável para Ti". Aos pares, os cardeais entraram em procissão na Basílica de São Pedro, beijando o altar antes de ocupar os seus lugares para a eucaristia.

Logo a seguir à missa os cardeais regressam à Casa Santa Marta onde ficarão alojados durante o conclave.

Fonte Público