paroquias.org
 

Notícias






Um milhão de pessoas à espera de despedir-se do Papa
2005-04-06 22:48:40

Cerca de um milhão de peregrinos encontra-se já na zona do Vaticano e nas avenidas envolventes, de acordo com estimativas da protecção civil italiana. O director deste serviço, Guido Bertolaso, anunciou que as autoridades locais decidiram encerrar a fila de peregrinos pelas 22h00 (menos uma em Lisboa) e interditar o acesso à Basílica a quem chegar depois dessa hora.

António Pinheiro, redactor-chefe dos programas em língua portuguesa da Rádio Vaticano refere à Agência ECCLESIA que a imagem de "êxodo bíblico" se aplica na perfeição à situação que se vive em Roma por estes dias. "Há pessoas na fila que poderão já não ver o Papa", adianta.
A capital italiana foi inundada por fiéis de todo o mundo, desejosos de prestar uma última homenagem àquele que foi o seu Papa durante 26 anos e meio.
“Temos já um milhão de pessoas e a fila de espera será fechada esta noite pelas 22h00 porque se prevê que sejam precisas 24 horas para chegar à Basílica de São Pedro”, explicou Guido Bertolaso aos jornalistas.
O principal problema prende-se com a falta de instalações sanitárias, pelo que os peregrinos têm de contar com a boa vontade dos café e restaurantes para utilizar a casa de banho.
As autoridades municipais de Roma estimam que na sexta-feira, dia do funeral do Papa, o número de visitantes exceda o dos habitantes da cidade, que são 3 milhões. Apesar de toda esta enchente, as visitas e o tempo de espera decorrem num clima de serenidade.
No Vaticano esperam-se peregrinos de todo o mundo, mas sobretudo da Polónia, pelo que serão tomadas medidas de segurança extraordinárias, com forças policiais a controlarem as auto-estradas e os principais acessos ao local. Entre 10 a 15 mil homens assegurarão o dispositivo de segurança, que inclui a instalação de mísseis. O espaço aéreo estará interdito entre quinta e sexta-feira.
A Basílica de São Pedro será encerrada na quinta-feira, entre as 22h00 e as 24h00, estando também previsto o encerramento da Via della Conciliazione, avenida que desemboca na Praça de São Pedro, entre as 14h00 e as 15h00, para evitar que as pessoas se somem às filas formadas.
As ruas de Roma estarão fechadas à circulação automóvel entre a 02h00 de sexta-feira, 8 de Abril, e as 18h00, por causa do funeral de João Paulo II, com início marcado para as 10h00 (09h00 em Lisboa) na Basílica de São Pedro.
Nesse mesmo dia estarão encerrados os Museus do Vaticano e todas as visitas guiadas aos jardins do Vaticano serão suspensas. A Capela Sixtina, por seu turno, estará fechada desde amanhã, para preparar o Conclave que inicia a 18 de Abril.
A Rádio Vaticano tem divulgado vários conselhos aos peregrinos, destacando-se os cuidados a ter com a alimentação, a hidratação, o calor, o frio da noite, as longas horas em pé e mesmo com a medicação que as pessoas possam estar a tomar.
O exército italiano está na Via della Conciliazione a distribuir chocolates e chá quente, pão e fruta aos peregrinos.
As ruas em volta da Basílica de São Pedro estão repletas de pessoas que desde as primeiras horas do dia se dirigem para o Vaticano. Num raio de centenas de metros, em volta do Vaticano, é quase impossível circular, mesmo a pé: as filas já têm vários quilómetros.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia