D. Jorge Ortiga é o novo presidente da CEP
2005-04-06 00:19:03

Está escolhido o novo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa: D. Jorge Ortiga. O arcebispo de Braga sucede assim a D. José Policarpo à frente da CEP.

O novo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa foi eleito hoje, dia 4 de Abril, na primeira jornada de trabalhos da 159.ª Assembleia Plenária da CEP, que decorre até ao dia 7, no Santuário de Fátima.
O vice-presidente é D. António Montes Moreira, bispo de Bragança – Miranda, e o secretário é D. Carlos Azevedo, bispo auxiliar de Lisboa.
O Conselho Permanente é composto por D. José Policarpo, Patriarca de Lisboa (como membro nato); D. Albino Cleto, bispo de Coimbra; D. António Marto, bispo de Viseu e D. José Alves, bispo de Portalegre – Castelo Branco.

As eleições para as diversas comissões realizar-se-ão amanhã, dia 6.

Em declarações à imprensa, após o anúncio da sua escolha, ao início da noite, D. Jorge Ortiga, disse encarar esta nova responsabilidade “como um desafio e, naturalmente, por temperamento, por feitio e por espírito de fidelidade, como uma vocação”.
Em relação ao programa de acção a traçar, o novo presidente da CEP disse que este órgão da Igreja em Portugal irá procurar continuar atento à vida da Igreja, da sociedade portuguesa e àquilo que nos é apresentado no mundo.
Questionado pelos jornalistas, D. Jorge Ortiga frisou que a Igreja portuguesa manterá a mesma linha de acção em relação ao tema da vida humana.

Dados biográficos de D. Jorge Ortiga
(Fonte: A. Ecclesia)

D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga nasceu em Brufe, concelho de Vila Nova de Famalicão, no dia 5 de Março de 1994. Cursou os seminários da Arquidiocese de Braga entre 1955 e 1967, ordenando-se sacerdote em 9 de Julho deste mesmo ano.
Foi Vigário Cooperador na Paróquia de S. Vítor, em Braga, entre 1967 e 1968.
Licenciou-se na Faculdade de História Eclesiástica da Universidade Gregoriana, em Roma, a 10 de Outubro de 1970, frequentando depois o currículo para o doutoramento.
Ainda em Roma, de 1 de Outubro de 1970 a Maio de 1971, fez em Grottaferrata um curso de espiritualidade sacerdotal orientado pelo Instituto Mystici Corporis.
Regressado a Braga, passou a trabalhar na Secretaria Arquiepiscopal, onde se manteve de Junho de 1971 a Setembro de 1973, tendo durante este período colaborado na pastoral da Igreja dos Terceiros, em Braga.
Em 1 de Outubro de 1973 foi nomeado Reitor da Igreja dos Congregados e capelão da Irmandade de Nossa Senhora da Dores e Santa Ana, erecta na mesma Igreja.
Em 24 de Novembro de 1981 foi nomeado Vigário Episcopal para o Clero, cargo em foi reconfirmado em 1 de Outubro de 1985.
A 6 de Março de 1985 foi nomeado Cónego Capitular da Sé de Braga.
A 9 de Novembro de 1987, o Papa João Paulo II nomeou-o Bispo titular de Novabárbara e Auxiliar de Braga, tendo recebido a ordenação episcopal na Basílica do Sameiro, a 3 de Janeiro de 1988.
A 5 de Junho de 1999 foi tornada pública a sua nomeação para Arcebispo de Braga, tendo tomado posse no dia 18 de Julho de 1999.

Centro de Comunicação Social
Santuário de Fátima - Reitoria