A Deus, João Paulo II
2005-04-03 12:02:37

O Santo Padre faleceu na noite de 2 de Abril, pelas 20h37, no seu apartamento privado. João Paulo II morreu na noite de 2 de Abril, aos 84 anos, na sequência do progressivo agravamento do seu estado de saúde, ao longo dos últimos dias.

“O Santo Padre faleceu esta noite às 21h37 (hora local, menos uma em Lisboa) no seu apartamento privado”, refere o comunicado difundido pelo porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro-Valls.
“Todas as disposições previstas na Constituição Apostólica ‘Universi Dominici Gregis’, promulgada por João Paulo II a 22 de Fevereiro de 1996 entraram em vigor”, acrescenta.
O jornal do Vaticano, “L’Osservatore Romano”, diz na sua edição especial que esta “é uma hora gloriosa para ti (João Paulo II), dolorosa para nós, que nos sentimos abandonados”.
A saudade e o pesar colectivo que foram tomando conta, nos últimos dias, da Praça de São Pedro, começaram agora a dar lugar a manifestações de tristeza e homenagem a João Paulo II, sempre num clima de silêncio e recolhimento.
É um misto de oração e de grande acontecimento, com as velas a misturarem-se com as câmaras de televisão. Apesar do anúncio da morte de João Paulo II, muitos olhares teimam em ficar as janelas do seu apartamento pontifício e muitas são as pessoas que permanecem em vigília.
O Papa caminhou serenamente para a hora do adeus e o mundo acompanhou-o com a sua solidariedade e oração, numa prova suprema da universalidade desta figura incontornável.
Nenhuma cara seria tão familiar, no conjunto dos cinco continentes, como a de este homem de branco que recebeu milhões de pessoas no Vaticano – seja em celebrações litúrgicas, seja em audiências públicas e privadas -, e foi ao encontro delas, nos seus países, nas suas 129 viagens fora da Itália.
Milhares de milhões habituaram-se, por outro lado, à sua presença nos meios de comunicação social e foi através dos media que acompanharam o desenrolar do estado de saúde do Papa. Mais do que nunca, João Paulo II pareceu ser um familiar de homens e mulheres de todo o mundo, que assistiram ao agravamento das suas condições e ao anúncio do seu falecimento.
“O nosso querido Santo Padre João Paulo II regressou à casa do Pai”, anunciou o Arcebispo Leonardo Sandri, substituto da Secretaria de Estado, ao presidir à recitação do Rosário na Praça de São Pedro.
Os sinos das Igrejas de Roma tocaram a rebate e todos os seus habitantes ficaram imediatamente a saber o que tinha acontecido. Todos os caminhos continuam a dar à Praça de São Pedro, verdadeira Diocese do mundo, pela qual deverão passar milhões de pessoas nestes dias.
Muitos, como referiu o Cardeal Angelo Sodano, partilham um sentimento de “orfandade” pela morte de um Papa que marcou a vida de tantos homens e mulheres, ao longo de 26 anos e meio de Pontificado.
“Não tenhais medo”, disse João Paulo II no início do seu Pontificado. Hoje, a mensagem guarda todo o seu sentido.
Adeus, João Paulo II!