paroquias.org
 

Notícias






Papa morreu a rezar
2005-04-03 00:30:38

O Vaticano revelou, em comunicado, uma descrição pormenorizada dos últimos momentos de João Paulo II. O texto, distribuído por Joaquín Navarro-Valls, director da sala de imprensa da Santa Sé, refere que o Papa morreu a rezar e rodeado pelos seus mais próximos colaboradores, sobretudo o denominado “clã polaco”.

No momento do falecimento de João Paulo II, estavam presentes os dois Secretários pessoais do Papa, D. Stanislaw Dziwisz e D. Mieczyslaw Mokrzycki; o Cardeal Marian Jaworski; D. Stanislaw Rylko; o Pe. Tadeusz Stycze; as três irmãs polacas da Congregação das Escravas do Coração de Jesus, que prestaram serviço no apartamento do Papa, guiadas pela sua superiora, a Ir. Tobiana Sobódka; o médico pessoal do Papa, Renato Buzzonetti, com os dois médicos e os enfermeiros que estavam de turno. Depois chegaram o Cardeal Secretário de Estado, D. Angelo Sodano e o Camerlengo da Santa Igreja Romana, D. Eduardo Martínez Somalo, além do substituto da Secretaria de Estado, D. Leonardo Sandri, e o vice-substitituto, D. Paolo Sardi.
Finalmente chegaram ao quarto o Cardeal Joseph Ratzinger, Decano do Colégio Cardinalício, e o Cardeal Jozef Tomko.
O Papa morreu pelas 21h37 (hora local, menos uma em Lisboa), no seu apartamento privado. Pelas 20h00 tinha começado a celebração da Missa da festa litúrgica da Divina
Misericórdia, presidida pelo seu secretário pessoal e amigo de longas décadas, D. Stanislaw Dziwisz, com a participação do Cardeal Marian Jaworski, D. Stanislaw Rylko e D. Mieczyslaw Mokrzycki.
No decorrer da Eucaristia, foi administrado a João Paulo II o Santo Viático e, mais uma vez, o Sacramento da Unção dos Doentes.
O comunicado destaca que “as últimas horas do Santo Padre foram caracterizadas por uma oração ininterrupta de todos os que o assistiram na pia passagem, bem como pela participação coral dos milhares de fiéis recolhidos há muitas horas na Praça de São Pedro”.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia