Hans Kung e Vittorio Messori envoltos em polémica por causa do actual Pontificado
2005-03-30 22:06:33

Hans Kung e Vittorio Messori entraram em polémica por causa dos balanços contraditórios que apresentam do Pontificado de João Paulo II, iniciado em 1978.

“João Paulo II não é o maior Papa do século XX, mas o mais contraditório”, afirma Hans Kung, teólogo suspenso pelo Vaticano, num artigo escrito para o jornal italiano “Il Corriere della Sera”. A avaliação do Pontificado aponta “onze contradições” de João Paulo II, acusando-o de ser responsável pela recusa do papel da mulher na Igreja, o avanço da Sida, a crise vocacional, as dificuldades ecuménicas e o ataque “inquisitorial” aos teólogos em conflito com o Vaticano.
O prestigiado jornalista italiano Vittorio Messori veio a público defender João Paulo II, em resposta a Kung, considerando que este foi o Papa “que salvou a Igreja”. Hans Kung confessa que a sua opinião sobre o Papa polaco não mudou desde 1979, um ano depois do início do Pontificado, algo que Messori apresenta como prova da “impenetrabilidade” do teólogo proibido de leccionar pela Congregação para Doutrina da Fé.
“É impressionante como ele (Kung) continua a escrever uma e outra vez o mesmo artigo, tanto que o balanço que fez no início dos anos noventa é o mesmo que publica agora. Impressiona, sobretudo, a total impermeabilidade deste professor aos factos, a preeminência absoluta do seu esquema ideológico prévio”, acusa Vittorio Messori, amigo e entrevistador de João Paulo II.