paroquias.org
 

Notícias






Papa alimentado por sonda nasogástrica
2005-03-30 22:04:43

João Paulo II começou a ser alimentado por meio de uma sonda nasogástrica, anunciou hoje o porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro-Valls.

“Para melhorar o consumo de calorias e favorecer uma válida recuperação das forças”, o Papa começou a ser alimentado “através da colocação de uma pequena sonda nasogástrica”, segundo o boletim oficial publicado pelo Vaticano.
A sonda nasogástrica é um tubo introduzido pelo nariz, que percorre o esófago, até ao estômago. É utilizado para retirar o conteúdo gástrico ou para injectar líquidos (particularmente nutrientes) directamente no estômago, em doentes com dificuldades de deglutição.
Navarro-Valls referiu que o Papa está num processo "lento e progressivo" de convalescença. Esta foi a primeira declaração oficial sobre o estado de saúde de João Paulo II desde a sua alta hospitalar, no passado dia 13 de Março.
De acordo com o comunicado, o Papa “passa várias horas por dia no sofá, celebra a missa na sua capela privada e está em contacto de trabalho com os seus colaboradores, seguindo directamente as actividades da Santa Sé e a vida da Igreja”.
“As audiências públicas permanecem ainda suspensas”, precisou o texto.
O comunicado de Navarro-Valls sublinhava que “a assistência médica é assegurada pelo pessoal da direcção de saúde do Estado da Cidade do Vaticano, sob a direcção do Dr Renato Buzzonetti, médico pessoal do Santo Padre”.
O Papa foi hospitalizado por duas vezes na Clínica Gemelli, a 1 e 24 de Fevereiro, tendo passado quase um mês no seu quarto do décimo andar devido a dificuldades respiratórias.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia